165. Port Charlotte (Bruichladdich) -10 anos!!!

Whisky Escocês, de malte, produzido desde 2018 na Ilha de Islay, pela Bruichladdich, uma das destilarias que mais levam à sério o sentimento de “comunidade”, uma ligação forte com a cultura, povo e terra de Islay.

 

Terroir ?

 

Possui 50% ABV, nível de turfa de 40 ppm, não passa por filtragem à frio e não lhe é adicionado corante.

Seu nome, Port Charlotte, é uma homenagem à um antigo Porto que existia na icônica Ilha e também o nome de uma antiga destilaria silenciada que existia nos arredores da Bruichladdich.

 

Sua maturação ocorre por no mínimo dez anos, numa combinação muito interessante de barricas:  65% do whisky do lote envelheceu em barris de primeiro enchimento que antes contiveram Bourbon (whiskey americano); 10% do whisky foi envelhecido em barris similares, mas com a diferença que foram usados barris de segundo enchimento para whisky escocês; o restante do whisky, 25%, foi maturado em barris que antes contiveram vinho tinto francês, de segundo enchimento.

Port Charlotte 10 anos é concebido, destilado, amadurecido e engarrafado em Islay!

Feito 100% com cevada Escocesa, cultivada na região de Invernessshire.

A Bruichladdich possui dois pares de Alambiques para whisky e um Alambique “Lomond”, um alambique ajustável (leia aqui), um dos poucos existentes no mundo, na Bruichladdich dedicado à produção de Gin.

 

Sobre nossa degustação do Port Charlotte 10 anos:

 

Coloração amarelo citrino límpido.

Lágrimas finas e pouco espaçadas escorrem suavemente pela taça.  Um espetáculo!

Pequenas bolhas de whisky grudam por todo bojo do copo.  Whisky bastante denso e oleoso.

Aroma surpreendentemente suave pelo seu teor alcoólico robusto!  A turfa é discreta no nariz e vem acompanhada de uma citricidade fresca deliciosa! Que já faz a boca salivar.

Sente-se também gengibre, uma salinidade interessante e um toque adocicado/floral de urze e flor de laranjeira.

Na boca, o whisky é encorpado. E doce. Com a turfa muito incisiva! Logo especiarias surgem, trazendo muita complexidade!  Creme de baunilha, pimenta branca, amadeirado enfumaçado, biscoito amanteigado, casca de laranja, novamente o gengibre  e maçã verde.

É delicioso!

Retrogosto de longa duração, cítrico com creme de baunilha (ou creme Brûlée), tabaco, com um toque de pimenta branca e leve iodo.

Com a taça esvaziada, pense você, comendo caramelos na beira da praia, ao lado de uma fogueira recentemente apagada.

 

 Whisky fortemente turfado!  Seus 50% de teor alcoólico estão perfeitamente equilibrados num líquido encorpado, aromático e muito saboroso!

Um excelente whisky!  De uma destilaria que desde que reabriu suas portas, há quase 25 anos atrás, vem mantendo um padrão muito alto de qualidade.

A Bruichladdich orgulha-se de suas raízes profundas com a comunidade de Islay.  Whisky feito por pessoas, não por computadores, com zelo em todas as etapas de produção, traduzindo fielmente a cultura, o povo e a terra da maravilhosa ilha escocesa de Islay.

Sláinte!

2 comentários

    • Sandro Buss em 22 de setembro de 2024 às 15:58
    • Responder

    Aprendendo sempre, e tentando achar todas essas notas, hehehe. Excelente blog!

    1. Obrigado, amigo.
      As notas são pessoais. Você também pode achar as suas. Ninguém tem a verdade numa degustação. E isso é a magia. Saúde!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.