86. Lagavulin 16 anos!!!

Whisky escocês de malte único. Possui 43% de teor alcoólico.

Já degustamos e colocamos nossa impressão sobre o Lagavulin 8 anos (aqui), hoje falaremos de um whisky que é o whisky favorito de muita gente. Aclamado no mundo todo. Um dos melhores whiskies turfados existentes!

Quanto mais tempo um whisky defumado envelhece dentro do barril, mais os aromas e sabores de fumaça vão se perdendo.

Com seus 16 anos de envelhecimento, este Lagavulin consegue a harmonia entre o poder da turfa e o “arredondamento” de sabor que o tempo de maturação em barril produz.

Lagavulin é uma destilaria fundada em 1816 e pertence, já há algum tempo, a gigante do ramo de bebidas: Diageo. Seu destilado é muito usado para dar o sabor esfumaçado aos blends da Johnnie Walker, da White Horse, do Logan, entre outros.

Sua fermentação e destilação são lentas, e nesse último caso, o líquido fica mais tempo em contato com o cobre dos alambiques, tornando-o mais puro. Seu malte pesadamente turfado vem de Port Ellen (que hoje funciona apenas como maltagem mas que está em processo de reabertura da destilaria).

Confirmamos na destilaria que o envelhecimento do Lagavulin 16 anos é feito, em sua maioria, em barris de carvalho americano que antes contiveram Bourbon (o whisky americano). Mas uma pequena parte do destilado envelhece em barris de carvalho europeu, que antes contiveram vinho Jerez. Um tempero bem vindo e que faz diferença.

Os misturadores mestres da destilaria escolhem a proporção e é interessante porque pode haver diferenças, mesmo mínimas, de sabor entre um lote e outro. Diferença notada pelos admiradores deste Lagavulin 16 anos, que afirmam que seu sabor mudou com o passar dos anos.

O Lagavulin 16 anos é oleoso. Lágrimas lentas escorrem pela taça.

Aroma intenso de fumaça de turfa. Perfumado. Sem agredir o nariz. Leve herbal iodado e cítrico. Lembra um pouquinho esparadrapo, sim.

Sabor complexo. Em camadas. Nota-se primeiramente o malte defumado, doce e apimentando. À medida que se bebe, o whisky torna-se seco, mas com um toque cítrico, salgado e uma nota medicinal/herbal.

A finalização é enfumaçada e quente. Deliciosamente longa!

Intenso! Um whisky marcante e que coloca o nome de Islay e da Escócia no topo. Junto com os melhores whiskies do mundo!

2 comentários

    • Jorge em 15 de abril de 2020 às 15:35
    • Responder

    Olá. Tentei comprar diretamente da destilaria, e eles disseram que não tem interesse em comercializar com a América do sul! Achei estranho! Tentei também comprar por uma importadora italiana, mas bloquearam o whisky na alfândega! Você sabe onde consigo comprar uma garrafa no Brasil, que não seja falsificado??!!!!

    1. Eu sei que é complicado, amigo. A Diageo, dona da Lagavulin, tem um site oficial de vendas no Brasil: http://www.thebar.com.br
      Mas realmente, não disponibilizam o Lagavulin. Decepcionante!
      Nos resta procurar no Mercado Livre. Alguns vendedores trazem do exterior. O negócio é buscar um preço justo junto com uma qualificação idônea na loja on line. Sorte para nós! Um abraço!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.