85. Grant’s – Ale Cask Finish!!!

Um Blended Scotch Whisky com 40% de teor alcoólico.

Essa versão (n° 1), pertence a uma série de whiskies com finalizações em barris diferentes para o velho e bom Grant’s, de que falamos aqui;

O “Ale cask Finish”, é o Grant’s original, sem idade declarada (mínimo de 3 anos de envelhecimento em barril de carvalho), que foi retirado de seu barril original e colocado em um barril que antes conteve cerveja do tipo “Ale”, mais precisamente da cerveja “Edinburgh Strong Ale” (da cervejaria “Caledonian Brewing Company”), e deixado quatro meses temperando, finalizando, para depois engarrafar.

“Ale”, é um tipo de cerveja cuja fermentação se dá a altas temperaturas (cerveja de alta fermentação). “Strong”, significa “forte”. Uma cerveja com teor alcoólico elevado e com uma dose maior de malte. Com o lúpulo e álcool em equilíbrio. São complexas! Vale salientar ainda que, dentro dessa classificação ainda existem sub divisões, mas numa visão simplista para esse review, basta sabermos que dentro dos barris usados existia esse tipo de cerveja.

Já falamos aqui no site sobre alguns whiskies envelhecidos em barris de cerveja. Esse “Grant’s” foi o primeiro whisky escocês finalizado em barris que antes contiveram cerveja, lançado a nível mundial. Uma combinação interessante e que já era comum o inverso: cervejas maturadas em barris de whisky.

Eu pessoalmente, gosto bastante de apreciar um bom whisky com uma boa cerveja.

Então, sobre o nosso Grant’s Ale Cask Finish…

Um aroma doce e amadeirado, com um toque de creme de baunilha, deixando perceber um pouco de álcool, infelizmente, mas não compromete.

Na boca é bastante doce. Doce de mel de flor de laranjeira (levemente cítrico), com uma pegada herbal com um pouco de amargor (será o lúpulo?), e malte cremoso. Um pouco mais rico de sabor que o velho Grant’s, mas ainda pouco arredondado devido ao pouco tempo de envelhecimento.

Finalização com adstringência na língua e leve apimentado doce/refrescante. Com uma duração surpreendente para um blended tão jovem!

Os barris de cerveja adicionaram camadas de sabor e isso é muito bom! Um blended que já foi mais fácil de se achar no Brasil mas que faz bonito em seu nicho de mercado: whisky de entrada sem idade declarada.

Saúde!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.