157. Demian Single Malt Whisky!!!

Whisky argentino, produzido artesanalmente apenas com cevada maltada.

Possui 43% de teor alcoólico, não passou por qualquer filtragem à frio e não lhe é adicionado corante.

Falamos detalhadamente sobre nossa visita técnica à Destilaria Demian, uma destilaria artesanal localizada próxima à Buenos Aires, Argentina (você pode ler o artigo clicando aqui).

Hoje degustamos e analisamos seu produto: um whisky single malt feito com capricho em todas as etapas de produção. E por apenas uma pessoa: seu criador, Max Demian.

Os barris usados para maturação são barris tradicionais ex Bourbon de 200 litros, desmontados e remontados numa tanoaria argentina, tonando-se barris quarter casks, de 50 litros, carbonizados por dentro (Char nível 4!).

Possui tempo mínimo de cinco anos maturando.

Para engarrafar, Max Demian faz uma blendagem de barris, misturando seus whiskies, colocando uma pequena porção de whisky turfado na fórmula final.

Recentemente o whisky melhorou sua apresentação, com novo rótulo e caixa (o modelo anterior vinha dentro de um saquinho de pano personalizado).

Embalagem e rótulo anterior.

Uma curiosidade interessante é a vedação, com tampinha feita de vidro com anel de borracha.

  E veda muito bem!

Na destilaria, tivemos a oportunidade de degustar o spirit, o whisky em maturação e o resultado final. Que escrevemos aqui, para vocês conhecerem nossas impressões:

Acobreado na taça.

Lágrimas finas e poucos espaçadas escorrem lentamente, permanecendo respingos por todo bojo da taça.

Aroma cremoso e amanteigado.  Intenso e doce.  Lembra crème Brûlée.  Percebemos também Panetone, baunilha, caramelo, amadeirado, laranja lima e banana madura.

Não há percepção alcoólica.  Muito aromático!

Bom peso em boca.  Encorpado. Cremoso. Amanteigado.

Novamente, baunilha e amadeirado bem presentes. Uma citricidade discreta.  Leve herbal e amargor de fundo. Banana madura é muito perceptível.

Retrogosto de média duração, adocicado e apimentado, com um pouco de enfumaçado persistente.

Com a taça esvaziada, o creme Brûlée ainda está aqui.  Baunilha e panetone persistentes.

É um whisky muito fácil de beber e com muita complexidade!

Ficamos imensamente felizes de encontrar um whisky tão bem feito na Argentina.

Fazemos votos que a produção do Whisky Demian cresça para que mais e mais entusiastas possam conhecer um estilo artesanal de se fazer whisky, com muito cuidado e zelo, resultando num produto diferenciado que vai agradar o mais exigente consumidor.

Saúde!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.