– Visitação à Destilaria Lamas!!!

* Foto cedida pelo nosso amigo Pjota (whisky Sô).

Visitar uma destilaria é um dos melhores hobbies que um entusiasta de whisky pode praticar.

Sobre a Destilaria Lamas, nós já falamos um pouco nesse artigo. Um artigo para apresentar aos leitores uma das duas destilarias de whisky de malte em funcionamento hoje no Brasil.

Conhecer as entranhas de uma destilaria de whisky te transmite muito mais conhecimento do que ler um bom livro sobre o assunto. Melhor ainda quando a destilaria fica no seu próprio país, facilitando, e muito, o deslocamento para uma viagem de aromas, sabores, diversão e aprendizado.

Na destilaria conhecemos todo o processo de produção de nossa bebida favorita; desde o equipamento de moagem do precioso grão, passando pelos equipamentos de maceração, fermentação, destilação e os armazéns de envelhecimento de whisky. Tudo isso numa área simples, mas extremamente organizada e nos padrões de produção à nível internacional.

Também conhecemos o inovador sistema de defumação da cevada. Aqui a serragem de madeira de eucalipto reflorestada é queimada para fornecer fumaça ao defumador.

Como já dissemos lá no primeiro artigo sobre a destilaria, “inovação” é a palavra certa para designar a Lamas.

A Lei brasileira é muito mais flexível em termos de produção de whisky do que a Lei Escocesa, por exemplo. A Lamas vem fazendo experiências com envelhecimento de whisky, usando vários tipos de madeiras brasileiras diferentes. O resultado vem sendo surpreendente.

A destilaria vem fazendo um excelente trabalho e é notório o comprometimento de elevar cada vez mais a qualidade do whisky brasileiro.

A receptividade, inclusive com um almoço de confraternização, o aprendizado e o clima de descontração, foram marcantes!

Deixamos aqui nosso sincero agradecimento aos proprietários e funcionários da Destilaria Lamas pela calorosa recepção e também à WhiskyRio, intermediadora e organizadora do evento.

Obrigado e saúde!!!

Siga nosso perfil no Instagram: @whiskysimplificado

1 comentário

    • Denis em 16 de junho de 2023 às 15:49
    • Responder

    Puxa, insh’Allah um dia poderei conhecer a nossa queridinha mineira! Saúde!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.