78. Glenfiddich 15 anos – Distillery Edition!!!

51% de teor alcoólico.

Finalizando um ano particularmente, sensacional (!!!), abrimos uma garrafa da marca de single malt mais vendida no mundo: Glenfiddich! Nessa versão de 15 anos de envelhecimento.

Algumas pessoas desqualificam um pouco a Glenfiddich por ser uma marca muito comercial e ter uma produção em massa, lançando, por vezes, edições com pouca qualidade, principalmente para o mercado de Duty Frees.

Não obstante, se você é um apreciador de single malte, tenha gratidão pela marca pioneira no mundo, em engarrafar seus próprios maltes (desde 1964) , numa época em que as destilarias vendiam toda ou quase toda sua produção para misturadores que criavam suas fórmulas e engarrafavam seus blends (Chivas, Ballantines, Johnnie Walker, etc.).

A própria família proprietária da marca “Glenfiddich”, a família “Grants”, uma das mais importantes no mundo do Whisky, possui sua própria marca homônima de ” whisky blended”!

“Glenfiddich”, significa “Vale dos veados”, daí seu logotipo. Fundada no ano de 1886, na região de Speyside, cidade de Duftown, começou sua produção em 1887.

Essa edição de 15 anos não deve ser confundida com a edição 15 anos “Solera” (mas comum). Esta versão inovou trazendo um sistema Solera (um grande tonel de madeira que nunca é esvaziado completamente – A cada retirada da metade do tonel para engarrafamento, um novo lote é adicionado para “casar” sabor. Método um pouco diferente do usado na indústria do vinho fortificado “Jerez”, na Espanha (a diferença será detalhada em post específico).

Então, sobre o Glenfiddich 15 anos, Distillery Edition, sabemos que é uma mistura de whiskies maturados em barris ex Bourboun, com uma pequena quantidade de whiskies maturados antes em barris ex Jerez Oloroso. Logo após essa mistura de maltes, o whisky é depositado por mais três meses em barris para descansar e estabelecer suas nuances.

A proporção dos tipos de barril e se são de primeiro enchimento de whisky ou não, não são divulgados. A versão de 18 anos possui notas de vinho Jerez mais perceptíveis. Já a versão 12 anos é bem mais suave.

Possui 51% de teor alcoólico e não passa por filtragem à frio.

Oleosidade mediana, lágrimas finas escorrem com certa pressa pela tacinha (esperava mais oleosidade).

No nariz, o álcool é um pouco perceptível. Frutado (Pera e damasco). Floral, malte, cravo, gengibre e baunilha.

Na boca, sinto mais gengibre, que queima a garganta. Um pouco amadeirado e doce. Mel e baunilha. Um pouco frutado, maltado, mas não é intenso.

Retrogosto apimentado, média duração, com um amargor persistente que incomoda um pouco. O que nos leva a crer, e os críticos confirmam, que foram usados barris de segundo uso, tostados por dentro para avivar sabores.

A oxidação lhe beneficia. À medida que a garrafa abaixa, fica mais equilibrado.

Um pouco difícil de encontrar, o teor alcoólico mais elevado faz desse whisky uma opção interessante, mas a versão de 15 anos “Solera”, apesar de apenas 40%, é mais equilibrada. Superior.

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Thiago excelente Review. Fiquei com vontade de experimentar!!!

    1. Obrigado, amigo!!
      Vamos experimentar!!

    • Bruno em 12 de março de 2021 às 17:02
    • Responder

    Estava procurando um review em português desse whisky. Na Bíblia de Jim Murray ele deu 95

    1. Oi, Bruno! Ele é um bom whisky. É um cask strength. Potente. Pra quem busca um whisky diferente. O 15 anos Solera é mais arredondado.

        • João Alberto em 11 de janeiro de 2022 às 08:16
        • Responder

        Muito obg pelo review. Adoro o 15 anos Solera mas a dificuldade em achar ele com bom preço despertou meu interesse no DE.
        Você disse que o solera é mais arredondado. Isso significa que apenas colocar algumas gotas de agua no DE ainda deixa ele muito distante do 15 solera?

  2. Obrigado pelo comentário, João Alberto!
    É verdade, os preços dos whiskies subiram muito pois nossa moeda vem cada vez mais enfraquecendo.

    Sobre acrescentar um pouco de água ao DE, você o deixaria com perfil sensorial mais parecido com o 12 anos, pois seguem a mesma linha de envelhecimento: ex Bourbon com uma pequena parte do lote de ex Jerez.

    O 15 Solera possui ex Bourbon, mais ex Jerez e uma proporção de ex Bourbon finalizado em barris virgens. Além, é claro, da Solera que nunca é totalmente esvaziada. É uma complexidade muito grande! E um perfil que foge do DE, mesmo diluído.
    Saúde, amigo!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.