– Destilaria Demian – Desbravamos uma destilaria artesanal de whisky na Argentina!!!

Viajar, conhecer lugares, viver experiências, é muito bom!


Quando você é entusiasta de whisky e consegue encaixar em seu roteiro algo que acrescente positivamente à sua paixão, essa viagem se torna inesquecível!


Foi o que aconteceu conosco. 

Em viagem de férias à Buenos Aires procuramos algo relacionado à cultura do Whisky. 
Para nossa sorte, nos deparamos com um  whisky single malt produzido nos arredores da capital argentina, conhecida como a “Paris da
América Latina”, devido à sua arquitetura imponente e seu sentido de “estilo”, com forte influência na moda latino americana.

Distante cerca de 90 Km do centro de  Buenos Aires, chegamos à pequena cidade de “Exaltacion de La Cruz”.

Nesta cidade conhecemos Max Demian, um Veterinário que, além de seus afazeres profissionais, se dedica, desde 2012, a produzir seu próprio whisky! E que nos recebeu de forma extremamente carinhosa e atenciosa, literalmente abrindo as portas de sua residência e nos brindando com uma ótima conversa sobre nossa bebida favorita! Além, é claro, de degustarmos o produto de sua arte.

A produção do whisky Damien é totalmente artesanal e feita apenas por Max, desde a moagem até o envasamento.
Nosso anfitrião nos apresentou cada etapa de produção e podemos destacar todo zelo, todo cuidado em cada detalhe, o que garante a qualidade inegável do produto final.

A partir daqui chamaremos esse conceito de “whisky de garagem”.  É muito novo e excepcional para nós brasileiros. Na verdade, desconhecemos brasileiros que dominam a arte da destilação sem um curso (autodidata), tendo apenas curiosidade e dedicação, produzindo pouco, sem grandes pretensões de obter lucro, mas entregando um produto de qualidade admirável!  Às vezes usando técnicas não ortodoxas.


O conceito de “whisky de garagem”, pega por analogia o exemplo dos “vinhos de garagem” e de destilados como Gin e Schnapps, exemplos mais fáceis de se encontrar em produção de forma mais intimista.

Sobre “fazer whisky em casa”, Max Demian literalmente entende.
Todo maquinário e insumos estão devidamente concentrados num espaço fechado de sua residência, tendo barris cheios de whisky maturando por diversos cômodos, fazendo parte da decoração do lar.
Tivemos a oportunidade de ver a destilaria em pleno funcionamento e destacamos alguns pontos realmente interessantes:

São produzidos aproximadamente 600 litros de whisky single malt por ano. 

A cevada maltada é argentina.

Parte da cevada maltada é seca com fumaça de turfa, chegando na destilaria à 55 PPM.

Max antes de engarrafar seu whisky, faz uma blendagem interna, usando whisky não turfado e uma pequena proporção de whisky turfado.

Os barris usados para maturação são barris tradicionais ex Bourbon de 200 litros, desmontados e remontados numa tanoaria argentina, tonando-se barris quarter casks, de 50 litros, carbonizados por dentro (Char nível 4!).

A moagem é uniforme e a fermentação do mosto é longa.

São no mínimo cinco dias de fermentação.

A destilação se dá em dois pequenos Pot Stills de cobre.

O primeiro alambique (Wash Still), trazido da Espanha, é o responsável em transformar o mosto (wash), em Low wines (o resultado da primeira destilação.  Com cerca de 15% de teor alcoólico).

O segundo alambique (Spirit Still), é brasileiro!!!

Com capacidade para 150 litros, é o responsável por transformar o low wine em spirit (o destilado de cereal que após a maturação em barril de madeira, se tornará whisky).

Pelas Leis argentinas, o mínimo de envelhecimento do destilado em madeira para se tornar whisky é de dois anos.

Max prefere deixar seus whiskies descansando por, no mínimo, três anos.  Tendo uma média de idade de cinco anos para engarrafamento.

O destilado é colocado nos barris quarter casks com um teor alcoólico entre 60 a 62% ABV.

Degustamos o spirit e percebemos um destilado robusto. Com muito cereal e um apimentado que surge marcante.

Experimentamos também uma amostra do destilado com apenas oito meses de maturação e percebemos que sua cor já estava bem definida, estando com perfil de sabor bem próximo ao idealizado por seu criador como produto final.

A análise sensorial do whisky Demian estará no nosso próximo post. Aguardem…

Nós adoramos visitar a Destilaria Demian!
É muito bom ter a oportunidade de conversar com uma pessoa tão apaixonada pelo whisky como nós!
Nos surpreendeu a informação de que na Argentina, existem outros iguais a ele (mais de dez!). Fazemos votos de que esse movimento vanguardista se estenda e chegue também ao Brasil.


Vimos de perto um belo exemplo de que, com simplicidade e muito capricho, é possível fazer um whisky de qualidade excepcional!

Minha esposa, Mirella; Max Demian e eu.

Obrigado, Max! Que seu exemplo seja inspiração para muitos.


Um brinde à cultura do Whisky!!!
Saúde! 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.