110. Grand Old Parr 18 anos!!!

40% de graduação alcoólica.

Foi adicionado corante. Passou por filtragem à frio.

A garrafa possui detalhes que lembram uma pele enrugada!  De um homem muito velho…  Thomas Parr!  Um escocês que, supostamente, teria vivido por 152 anos (!!!), e que nós contamos sua história quando falamos da versão 12 anos dessa marca de whisky (Leia aqui).

A marca “Grand Old Parr” faz muito sucesso no Japão, Estados Unidos e América Latina, onde é amplamente comercializado, principalmente na   Colômbia, onde já recebeu até música em sua homenagem!  A marca não é comercializada no Reino Unido.

Em 1989, houve um lançamento que confunde um pouco os fãs da marca.  Era conhecido como “Old Parr Superior”. Uma versão de 18 anos, com 46% de ABV; e que também aproveitaram o nome para lançar uma versão sem idade declarada (Nas), com 43% ABV.  Esses dois possuíam fórmulas diferentes.

Em 2014 as duas versões mencionadas acima saíram de cena e foi lançado essa versão que degustamos hoje, nosso “Gran Old Parr 18 anos”.

A base da mistura são os maltes das destilarias Cragganmore e Glendullan, sendo este último mais usado hoje na mistura.  Além é claro de outros maltes e whiskies de grão.  Todos envelhecidos por no mínimo, 18 anos e um dia;  provavelmente em barris clássicos (reúso), de maioria ex Bourboun, com parte de ex Jerez.

Na taça, lágrimas finas escorrem com certa velocidade para um whisky de 18 anos.

No aroma o cheiro de malte se destaca. Temos baunilha, açúcar mascavo e leve amadeirado.  Notas frutadas, como de pêssego maduro e frutas secas surgem.  Dá pra notar que, como é comum nessa marca, uma parte do whisky foi envelhecida em barris ex Jerez. Pouca sensação alcoólica.

Na boca não é muito doce.  Baunilha, amêndoa, uma leve nota de canela e açúcar mascavo.  Frutado discreto.  Continua o pêssego maduro.  Possui um cítrico um pouco amargo.  Consistência média para rala.

Na finalização surge o apimentado e um leve enfumaçado, seguido por uma nota amarga metalizada que não agradou muito.

Resquícios aromáticos na taça: malte amadeirado e um tímido frutado.

Whisky com gosto de whisky!  Mas com pouca profundidade e que não consegue bater concorrentes de peso em sua categoria, como Chivas 18 ou mesmo Ballantine’s 17 anos.

É um whisky bom.  Mas um pouco desregulado para um 18 anos.

Saúde!

Siga o Instagram do” whiskysimplificado” para estar sempre atento à nossas publicações! Obrigado.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.