117. Union Pure Malt – Série “Autografh”, 02– Wine Cask Finish!!!

Whisky brasileiro, fabricado apenas com cevada maltada pela Union Distillery.

  Possui 46% ABV.

Não houve adição de corante e não passou por filtragem à frio.

Segundo whisky da série “Autograph”, uma linha de whiskies da destilaria Union, fabricados com muito zelo, pequena produção e foco em finalizações diversas e bem interessantes.  O primeiro whisky dessa série foi o ótimo “Virgin Oak”, lançado em 2020, que nós degustamos e já publicamos nossas impressões (aqui).

O n° 02 da série “Autograph” possui sua base no whisky Pure Malt (que nós falamos aqui), porém 3 anos mais maturado!  Ele passou por 8 anos envelhecendo em barris de Carvalho Americano que antes contiveram Bourbon.

Após esse período, o liquido foi retirado dos barris e colocado em outros barris.  Dessa vez, foram usados barris que antes contiveram vinho chileno.

Segundo informações da destilaria, o whisky permaneceu nesses barris ex vinho chileno por 12 a 24 meses.

Maturação em um tipo de barril, finalização em outro tipo de barril.

Essa técnica chamada de finalização, ou acabamento ou maturação extra, foi desenvolvida em 1983 por ninguém menos que David Stewart, lendário “Malt Master” da “Willian Grant & Sons” e ficou famoso por seu trabalho na Glenfiddich e posteriormente, na Balvenie (Ok, a Glenmorangie diz que foi ela a inventora, mas deixemos essa discussão pra outra oportunidade – Nós preferimos a versão da Balvenie).

Ocorre que, o tempo do whisky finalizando em outros barris também é computado. Esse tempo é somado ao tempo da primeira maturação.

Embasados nesse raciocínio, nos causou estranheza a Union Distillery, que diz seguir o padrão escocês de fabricação de whisky, não acrescentar ao todo, o tempo de finalização.  Não entendemos o porquê do 1 ano (ou 2), do tempo de finalização não estar computado no tempo total de maturação deste whisky.

Pela Lei escocesa, este whisky possui no mínimo 9 anos!!!

A não ser, e aqui estou sendo totalmente teórico, que algum barril do lote usado não tenho alcançado o mínimo de 12 meses na finalização, não podendo, dessa forma, a destilaria computar um ano a mais.

Seria uma explicação.

Ou seria apenas “marketing”???

Polêmicas à parte, seja maturado por 8, 9 ou 10 anos, o whisky realmente é muito bem feito!

Falemos então, sobre a nossa degustação:

A cor é natural.  Um acobreado escuro, translúcido e vibrante.  Os barris definitivamente lhe entregaram muita cor em pouco tempo, o que é admirável.

Lágrimas estreitas escorrem rápido e em grande quantidade pela taça.

No aroma há um pouco da percepção de álcool.

A nota vínica é intensa!  Foi só abrir a garrafa e ela perfumou o ambiente.  Um aroma muito frutado!  Seguido de notas herbais refrescantes e malte.

Na boca, o corpo é médio.  Mais oleoso que o tradicional Pure Malt.

O paladar lembra um pouco vinho do Porto, mas mais suave e menos doce.

Um whisky delicado e frutado.  Frutas vermelhas frescas, pouco maduras.  Possui uma citricidade ácida.  De fundo: malte.

O final é frutado e apimentado.  Lembra a acidez do paladar?  No retrogosto ela persiste e vem acompanhada de uma nota bastante mentolada.  De média duração.

Com a taça esvaziada, um aroma frutado e amadeirado permanece, com a acidez ainda presente.

Um whisky muito interessante e que vai agradar paladares delicados. Apesar da acidez estar um ponto acima do conjunto.  Nada de turfa, apimentado controlado e essa nota ácida refrescante que combina bastante com o nosso clima quente tropical.

Saúde!!!

2 comentários

2 menções

    • Gustavo Marc em 9 de outubro de 2021 às 07:22
    • Responder

    Belíssimo Review! Muito boa a parte técnica e também a descrição sensorial! Grande Post! Sua página sempre um porto seguro para os amantes do Malte

    1. Obrigado, amigo!
      Muito grato. Saúde!!

  1. […] 117. Union Pure Malt – Wine Cask Finish!!! […]

  2. […] 117. Union Pure Malt – Wine Cask Finish!!! […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.