160. Clydeside – Glasgow COP26!!!

Whisky single malt da Destilaria mais nova de Glasgow, Clydeside!

Sem corante e sem filtragem à frio.  Engarrafado com 46% de teor alcoólico.

Clydeside, cujo nome significa “às margens do rio Clyde”, foi inaugurada em 1º de agosto de 2016.

A primeira destilação em Clydeside ocorreu em 6 de novembro de 2017, com a inauguração do centro de visitantes em 23 de novembro.

É, ainda na data de hoje, a destilaria mais nova de Glasgow.

E nós desbravamos!

O belíssimo prédio centenário, com torre e relógio, chamado de “Edifício Pumphouse”, no passado era a entrada do famoso “Queen’s Dock”, um complexo Porto Fluvial para o escoamento de boa parte da produção de mercadorias, principalmente whisky, daquela região da Escócia para todo o mundo!

Uma curiosidade interessante é que o fundador da Destilaria Clydeside, o Sr. Tim Morrison, é bisneto de John Morrison, que projetou o prédio (e metade de Glasgow), onde hoje a destilaria está instalada.

Foi originalmente projetado para em suas instalações, funcionar os escritórios do complexo e uma pequena usina elétrica para fornecer energia hidráulica e assim elevar e abaixar a ponte que atendia ao cais comercial.

Em nossa visita à Clydeside, podemos ver todo o maquinário da Destilaria, enxuto, linear, que aliás, não estava produzindo naquele dia.

Seus armazéns de envelhecimento não estão no mesmo local.  Nos disseram que não há espaço físico, mas que ficam também nas Lowlands, não quiseram especificar.

Tivemos uma degustação muito interessante na Destilaria.  Provamos os dois whiskies (um ex Bourbon e outro ex Jerez), que misturados deram origem ao primeiro single malt da destilaria: Stobcross!

Cujo nome remete à antiga mansão, chamada de Stobcross house, que existia no local da Destilaria e que foi demolida para dar lugar ao complexo “Queen’s Dock”.  O nome “Stobcross”

E para coroar a visita, nos foi oferecido o spirit, destilado incolor que após o envelhecimento de três anos e um dia em barril de Carvalho, será chamado de whisky.

Com poucos whiskies lançados (até a data de hoje foram três rótulos), a Clydeside lançou um single malt para homenagear a COP26!

COP o quê?

Bom, foi a 26° conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorreu lá em Glasgow!

A “Conferência das Partes” (COP) é o encontro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizado anualmente por representantes de vários países com objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.

A conferência de nº 26, foi em Glasgow, em 2021. 

Spoiler: Em 2025, a COP 30 está planejada para acontecer no Brasil! Mais especificamente: em Belém do Pará.  Bem legal!

A Clydeside quis marcar o evento escocês de 2021com um whisky.

E um whisky bem interessante!

Envelhecido primeiramente em barris quater cask ex Borboun, com finalização em barris ex Bourbon de primeiro uso.  Totalizando 3 anos e um dia de maturação.

Foram apenas pouco mais de mil e quinhentas garrafas disponibilizadas para venda.

Uma dessas garrafas nós trouxemos para degustar e avaliar:

Nosso whisky possui uma cor dourada marcante. Bem límpida e brilhante.

Lágrimas finas e espaçadas descem ligeiras, permanecendo bolhas de whisky por todo o bojo da taça.

No aroma percebe-se sua jovialidade.  Há sensação alcoólica mas não chega a incomodar.  Alguns minutos respirando, a sensação se dissipa e notamos, finalmente a influência dos barris em sua maturação.  Principalmente os barris ex Bourbon de primeiro uso, trazendo suas características, tais como baunilha, mel, coco, um cítrico adocicado e ainda podemos destacar um amadeirado bem presente.

Na boca ele se mostra ainda um pouco chucro.

É bastante apimentado, um gengibre forte!

Amadeirado e com uma citricidade lembrando um limão discreto.  Doce, mas não muito.  Coco, baunilha e uma refrescância que lembra menta.

O retrogosto, de média duração, é bastante mentolado, ficando a boca ainda com uma nota cítrica persistente, com leve amargor.  Notas de ervas como Sálvia e chá verde fecham a degustação, ficando uma pequena sensação adstringente na boca.

Com a taça esvaziada, amadeirado, baunilha e citricidade madura.

Um bom whisky!

Uma destilaria nova, com potencial e que com certeza nos brindará com muitos whiskies de qualidade por muitos e muitos anos!

Nós adoramos a visita!  E o whisky causou boa impressão.

Se você estiver na Escócia, em Glasgow, dê uma passadinha na Clydeside.

É um passeio educativo para quem gosta de whisky!

Saúde!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.