84. Glen Deveron, 20 anos!!!

40% de teor alcóolico.

Whisky single malt escocês, das Highlands do leste, fabricado pela destilaria Macduff.

Destilaria fundada em 1962 (Há quem diga que foi em 1960), pela família “Duff”, às margens do rio Deveron.

Pra quem ainda não sabe, a palavra “Glen”, significa “vale”, o nome do whisky remete a: Vale do rio Deveron.

Alguns engarrafadores independentes ainda engarrafam o malte com o título “Macduff”.

Pertence ao grupo “Bacardi”, que na Escócia responde pela marca “Dewar’s”, uma das marcas de blended mais vendida no mundo!

O malte da Macduff está presente nos whiskies da Dewars e principalmente no blended “Willian Lawsons”, todos pertencentes à gigante Bacardi. Já falamos da versão 13 anos aqui: (.https://whiskysimplificado.com.br/2019/11/22/william-lawsons-13-anos/..).

Por ser historicamente usado na elaboração de blends, não é um whisky muito popular.

Um detalhe técnico interessante é que a destilaria possui dois alambiques de primeira destilação e três de segunda destilação, como a Talisker, por exemplo. Geralmente os alambiques são usados em pares na indústria do whisky.

Sobre o degustado de hoje, Glen Deveron 20 anos:

Aroma bastante doce. Suave. Frutado. Notas de maçã vermelha e cereja, mas bem suaves!

Na boca reflete muito o aroma. Extremamente leve e suave, dissolvido em água até o máximo permitido pela Lei Escocesa (40%), possui um apimentado discreto.

Envelhecido somente em barris que antes contiveram vinho Jerez espanhol, é frutado, mas esperava mais frutado! Longe de ser considerado um “sherry bomb”, com certeza foram usados barris de vinho Jerez (Jerez = sherry), de segundo e/ou terceiro uso. Fato até comum para um whisky bastante envelhecido, mas faltou sabor.

O retrogosto talvez seja a melhor parte, por ser bem incomum. Um apimentado frutado, suave e fresco, de boa duração (média). É quase refrescante! A grosso modo, fica uma sensação final tal qual chupastes uma bala halls de cereja!

Um whisky curioso!

Vinte anos envelhecendo em barril e não possui aquela nota rançosa de whisky envelhecido por muito tempo em barril (gostosa e desejável), encontrada em whiskies mais jovens como o Dalmore 18 e o Glenfiddich 18 anos.

É incrivelmente leve! Talvez dissolvido demais! Pela idade, esperava mais complexidade! Esperava sentir mais o “sabor do tempo”!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.