40% de teor alcoólico.
Old Pulteney é uma destilaria das terras altas escocesas (Highlands), uma das destilarias mais ao norte da Escócia.
Fundada em 1826, situa-se na cidade de Wick, que se destacava pelo comércio e pesca de Arenque (nas garrafas e caixas do whisky se destaca um barco pesqueiro). Seu nome é uma homenagem ao fundador da cidade, que beneficiou a Sociedade Britânica de Pesca, Sr. William Johnstone Pulteney. Uma das duas destilarias batizadas com nome de pessoas (a outra é a Glen Grant). Por muito tempo, seus whiskies fizeram parte dos blendeds da Ballantines, até que em 1995 foi adquirida pela Inver House que passou a comercializar seus whiskies como single malt.
Sobre a versão 12 anos, é maturada em barris de primeiro e segundo uso que antes envelheceram Bourbon. Seus armazéns de envelhecimento ficam à beira mar, seus whiskies possuem a fama de ter caráter salgado.
Aroma sem álcool, fresco, cítrico, floral, baunilha. Com tanta propaganda do “salgado”, o cérebro já vai processando cheiro de maresia. 😅
Ótimo destilado, a taça fica cheia de lágrimas mas escorrem rápido.
Na boca é seco. Cremoso. Sente-se o sal. Castanha salgada. Uma leve gengibre, mel (bem gostoso), e a boca fica seca. Retrogosto médio. Refrescante. Sal e gengibre.
Um Whisky diferente e muito gostoso!
Realmente a maresia 🌊💨 faz diferença no envelhecimento do whisky.
*Degustado em 13 de Outubro de 2019.
Comentários