Whisky de malte, produzido por esta destilaria das Lowlands (as terras baixas escocesas):
Auchentoshan!!!
Destilaria localizada nos subúrbios de Glasgow, na divisa entre o rural e o urbano, encravado entre o rio Clyde e a rodovia que leva à Dumbarton (cidade onde existia a icônica destilaria de whiskies de grãos, de mesmo nome, que já foi a maior da Escócia! Hoje demolida).
Uma curiosidade interessante: Dentro da Dumbarton (1938 – 2002), existia uma destilaria de whisky de malte, a “Inverleven”’, que possuía um raro “Alambique Lomond” (desmontado em 1985). Um híbrido entre alambique pot still e alambique de coluna. Poucas destilarias possuem.
Hoje este alambique (Lomond, da Inverleven), está em funcionamento na Ilha de Islay, mais precisamente na destilaria Bruichladdich (desde 2010), produzindo o Gin Botanist.
Alambique este apelidado jocosamente de “Bete a feia” (Ugly Betty)!
E que tivemos o prazer de conhecer in loco.
Voltando à Auchentoshan, seu nome significa “recanto do campo” em gaélico, a língua ancestral da Escócia.
No local, que no séc. XVII abrigava um mosteiro, a Abadia de Paisley, já produzia whisky na virada do séc. XIX (seu primeiro nome foi Duntocher), e a destilaria foi regularizada junto ao governo escocês em 1823, já com o nome atual.
Apelidada de “Auchie” pelos escoceses, possui por característica a tripla destilação. Talvez influência da imigração Irlandesa; Talvez o estilo que mais fazia sucesso na época de sua fundação nas terras baixas escocesas (Lowlands). Hoje, uma das poucas destilarias da Escócia a destilar desta forma.
Fato é que, por tradição, a Auchentoshan, desde sua criação, utiliza a destilação tripla, possuindo por consequência, um spirit altamente alcoólico mas delicado. O que exige muito cuidado com sua maturação em barris de carvalho.
Quanto mais alcoólico o destilado, maior a interação, em menor tempo, dentro do barril.
Este é um fator primordial, o qual a Auchentoshan domina.
Whiskies delicados, sim. Mas com caráter.
Em nossa segunda viagem à Escócia, em 2022, fomos recebidos com uma hospitalidade ímpar. Tivemos a oportunidade de fazer uma visita técnica e degustar sete rótulos, além do spirit da destilaria.
Destilaria subestimada pelos entusiastas brasileiros, muitas vezes pela falta de oportunidade de se conseguir seus melhores whiskies, mas o que nos foi apresentado na degustação nos deixou muito satisfeitos com a qualidade do whisky.
E o whisky que escolhemos degustar com vocês hoje é um cask strength!
Whisky retirado direto do barril, com a força do barril, sem qualquer diluição com água. No caso um barril que antes conteve vinho espanhol Jerez Oloroso. Provavelmente de segundo uso visto não se tratar de um sherry bomb, mas um whisky bastante elegante.
Nosso whisky passou por nove anos de envelhecimento (não completou 10 anos), conforme as informações do contrarrótulo. Possui 59% de teor alcoólico e somente pode ser adquirido na destilaria.
O que percebemos na degustação desse whisky:
Lágrimas finas escorrem bem juntas uma das outras, uniformes, descendo lentamente, permanecendo whisky por todo bojo da taça, formando gotículas. Um deleite visual!
O aroma é intenso! Com notas bem destacadas do caramelo, do vínico e de banana madura.
Há percepção alcoólica mas não incomoda. À medida que o tempo passa com o whisky na taça, o álcool se dissipa e o frutado fica mais evidente, sentindo banana passa e uva passa verde, liberando também especiarias, como canela e baunilha, além de um gostoso amadeirado.
Você começa a salivar.
Na boca é encorpado e carnudo. Apimentado, cheio de especiarias e frutado (citricidade bem madura).
Um sabor rançoso, vínico e amadeirado se espalha pela boca. Leve amargor.
Retrogosto quente, longo, cítrico e apimentado. Me lembrou um pouco café. E ainda um leve enfumaçado de fundo dando um toque especial. Talvez um pouco de cevada maltada ou mesmo advindo de barris tostados.
É delicioso! E muito complexo.
Com a taça esvaziada, panetone e madeira molhada por whisky (aquele aroma que exala de uma warehouse – quem já visitou sabe do que estou falando).
Temos uma relação de puro amor com engarrafamentos de whiskies cask strength.
Uma forma de você degustar um whisky do jeito que foi criado sem ter que visitar uma destilaria.
E por gosto pessoal, não acrescentamos água no whisky. Gostamos de degustar o destilado como a destilaria o engarrafou.
Podemos finalizar dizendo que este Auchentoshan é um whisky feito com muito esmero, tridestilado e envelhecido num excelente barril.
Você que não conhece a destilaria ou conhece apenas rótulos mais simples, busque conhecer mais sobre a Auchentoshan. Você irá se surpreender!
Saúde!!!
Comentários