Blended Whiskey Irlandês, com 40% de teor alcoólico.
Tem corante. Passa por filtragem à frio.
Sua fórmula continua a mesma do Jameson original, ou seja, um blended contendo 50% de whiskey do tipo Single Pot Still (Destilado de um mosto com uma combinação de cevada maltada, cevada não maltada e até outros cereais não maltados), mais 50% de whiskies de grãos.
Depois esse mosto é triplamente destilado.
Envelhecido por no mínimo quatro anos em barris ex Bourbon e ex Jerez (de acordo com informação da destilaria Midleton – Lembrando que o mínimo de envelhecimento na Irlanda também é de três anos e um dia).
O grande diferencial desse whiskey fica por conta de um tempo extra em que passa finalizando, envelhecendo um pouquinho mais em barricas que antes contiveram uma cerveja do estilo Stout. Passando para o whiskey, características bem interessantes, que deixarão o produto final diferente e mais rico em sabores e aromas comparado ao Jameson original.
Mas de onde vem esses barris de cerveja e o que é uma cerveja Stout ?
Bom, uma cerveja Stout é uma cerveja forte e escura, produzida com malte tostado. São originárias da própria Irlanda. Possuem sabor amargo, lembram um pouco café e cacau, com espuma cremosa e teor alcoólico alto (Delícia!!!)
Jameson fez uma parceria com a Cervejaria Franciscan Well, da cidade de Cork. A cervejaria usa os barris da Jameson para envelhecer cerveja, depois a destilaria proveita esses barris para finalizar seu whiskey. Uma deliciosa parceria que beneficia ambas as empresas.
Não foi divulgado quanto tempo o whiskey fica finalizando dentro desses barris, mas fica à cargo do master blender experimentar e definir a hora de engarrafar. Provavelmente poucos meses.
E o que nós achamos desse whiskey…
Lágrimas estreitas escorrem rapidamente pelas laterais da taça, permanecendo respingos em suas paredes. Estes escorrem bem lentamente.
No aroma, passa um pouco de sensação alcoólica. Vencido esse incômodo pelo tempo, percebe-se aromas de cereais e um adocicado gostoso que nos remete à baunilha e caramelo. Soma-se a isso: banana passa, frutas cítricas bem maduras e uma nota agradável de café.
Na boca a consistência é média. O que pra 40% ABV está bom. A sensação alcoólica novamente incomoda um pouco.
Malte, chocolate ao leite, caramelo e um apimentado são bem percebidos.
Quanto mais o whiskey permanece na taça, notas de banana passa e de uma certa acidez puxando para café são notadas.
O retrogosto é curto para médio, um caramelo apimentado com um toque da banana passa.
Com a taça esvaziada, permanece a acidez e a tal nota de banana passa.
É um whiskey que, principalmente na Europa, possui um custo x benefício muito bom!
Mas requer alguns minutos descansando na taça para que mostre todo seu potencial.
É um whiskey que você classificaria como complexo? Não.
Mas nem por isso ele deixe de ser interessante!
A finalização em barris que antes contiveram a cerveja Stout, sem sombra de dúvida agregou aromas e sabores e fizeram do honesto Jameson um whiskey bem mais, lá vem a palavra de novo, interessante!
Continua ótimo para drinks, melhor ainda com café e agora mais agradável para se degustar puro, se você tiver um pouco de paciência, é claro!
Saúde!
Comentários