Blended Whiskey Irlandês, com 40% de teor alcoólico.
Tem corante. Passa por filtragem à frio.
Sua fórmula é um blend contendo 50% de whiskey do tipo Single Pot Still (Destilado de um mosto com uma combinação de cevada maltada, cevada não maltada e até outros cereais não maltados), mais 50% de whiskies de grãos.
Whiskey triplamente destilado. De acordo com a tradição e preferência Irlandesa.
Envelhecido por no mínimo quatro anos e um dia em barris ex Bourbon e ex Jerez. Fácil perceber uma proporção bem maior do primeiro tipo de barrica e provavelmente também, grande proporção de barris refis.
Trata-se de um produto de massa. É o whiskey Irlandês mais vendido no mundo! Muito usado na coquetelaria e também bastante apreciado com café. Não possui muitos fãs quando degustado puro. Com gelo até que se sai bem!
Jameson começa sua rica história em 1780, quando John Jameson, um escocês, chega à Dublin, capital da Irlanda e compra uma destilaria já existente.
Somente a partir de 1963, Jameson começou a engarrafar seus whiskies.
Até 1988, sempre houve um descendente da família Jameson trabalhando na empresa.
Como dissemos em nosso artigo sobre a “história do Whiskey Irlandês”, houve uma sequência de eventos que levou o whiskey Irlandês ao topo do mundo até sua quase total extinção!
Em 1966 toda a produção de Jameson foi transferida para Midleton, na dramática e grandiosa tentativa de salvar o whiskey Irlandês, que deu certo (por favor leiam nossos artigos anteriores sobre a história do whiskey Irlandês para entenderem os fatos históricos).
Abaixo: A antiga Destilaria Jameson na Bow Street, em Dublin; A Old Midleton; A New Midletow.
Aliás, a antiga destilaria em Dublin, na Bow Street, onde tudo começou para Jameson, hoje abriga um centro histórico/cultural, local de conhecimento sobre a sofrida mas vitoriosa história da marca e do próprio whiskey Irlandês!
E sobre nosso simples, mas campeão de vendas, representante da Irlanda:
Lágrimas bem finas escorrem rapidamente pela taça.
Respingos grudam por todas as laterais da taça.
No aroma se desprende sensação alcoólica.
Além dessa primeira impressão, nota-se cereais, baunilha, malte e frutas brancas e amarelas, principalmente banana! Também ameixa branca e pêssego, com um toque de baunilha e notas amadeiradas.
Na boca, degustando, infelizmente, num primeiro momento, ele queima!
Não é macio!
É bem xucro!
Mas se você tiver um pouquinho de paciência, cinco minutos descansando na taça, ou três gotinhas de água na taça já resolvem o problema.
Ele tem uma sensualidade caipira Irlandesa, que te seduz a beber! Mesmo xucro, eu gosto dele!
Sim, é questão de gosto!
Banana, caramelo, pimenta branca, gengibre, açúcar, um frutado leve de banana e laranja madura, com um leve toque de amargor.
Retrogosto doce, com sensação quente/apimentada de gengibre. De curta/média duração.
Com a taça esvaziada, banana passa. Aroma bem gostoso!
Aroma bem gostoso mesmo!
Um whiskey símbolo da Irlanda!!!
Simples. Um pouco áspero. Ele, por si só, te lembra que a vida pode ser pouco doce, pouco amarga.
Poesia.
Mas por ser tão bem vendido, mostra a força que o Irish whiskey alcançou não só na Irlanda, mas no mundo!!!
É um whiskey que todo entusiasta tem que passar em seu aprendizado.
Você começa a subir a torre pelos primeiros degraus. Esse whiskey é um belo começo para se iniciar e começar a compreender o complexo (e bota complexo nisso!!!), whiskey Irlandês!
Slainté!!!
Comentários