Blended malte Escocês da região de Campbeltown.
Não passou por filtragem à frio. Não lhe foi adicionado corante.
Possui graduação alcoólica de 46% ABV.
Todo whisky foi destilado em agosto de 2014 e engarrafado em outubro de 2021. São, no mínimo, 06 anos de envelhecimento em barris que antes contiveram vinho Jerez.
Trata-se de um blended Malte. E muito especial! A este whisky foi adicionado ao menos um barril de cada uma das três destilarias remanescentes da região de Campbeltown!
Springbank, Glen Scotia e Glengyle (que pertence aos mesmos donos da Springbank e que produz o malte “Kilkerran”).
Interessante falarmos sobre Campbeltown.
Uma das cinco regiões escocesas produtoras de whisky! Mesmo tendo apenas três destilarias produzindo atualmente. E, para os desavisados, essas três destilarias são grandes nomes no mundo do whisky, produzindo alguns dos melhores maltes de toda a Escócia!!!
Campbeltown já foi conhecida como a “capital do whisky do mundo”, alcançando seu auge de produção e popularidade no séc. XIX, com aproximadamente trinta destilarias produzindo à todo vapor!
Era a cidade mais rica da Grã Bretanha nessa época.
Infelizmente, a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), enfraqueceu a produção e comercialização de whiskies produzidos na região e principalmente, a Lei Seca Americana (1920 -1933), fez declinar de uma forma definitiva a região de Campbeltown, pois tinham nos Estados Unidos um forte parceiro comercial.
Seus whiskies são conhecidos por seu caráter distinto, um perfil robusto, oleoso e complexo, com um equilíbrio entre sabores doces, frutados e marítimos. A proximidade com o mar lhes confere uma nota salgada sutil e frequentemente há um toque de turfa, se assim desejar a destilaria.
O whisky por nós degustado hoje, foi idealizado, desenvolvido e engarrafado por uma das Lojas de Whisky mais tradicionais de toda Grã Bretanha! Trata-se da “The Whisky Shop”.
Nós estivemos “in loco” e compramos nossa garrafinha. Foi muito legal!
Ela escolheu os barris das três destilarias existentes em Campbeltown, misturou e engarrafou este Blended Malt que descrevemos nossas impressões:
Pelo bojo da tacinha, lágrimas descem espaçadas, ligeiras, estreitas e bem finas.
Fica uma tênue coroa de whisky por toda taça, que se transforma em gotículas. Algumas escorrem. Outras, não.
Possui uma cor dourada, brilhante e límpida.
Aroma de frutas vermelhas e frescas. Cereja, framboesa, morango, Muito frescor!
Amadeirado leve. Especiarias. Canela e baunilha. Um toque de ervas.
Apesar de jovem, não há percepção alcoólica.
Na boca, a textura é de médio corpo. Possui oleosidade interessante para 6 anos de envelhecimento. Deixa passar um pouco de sua jovialidade no sabor. Não é tão suave quanto no aroma!
Há amargor. O amadeirado é mais potente. As frutas vermelhas estão mais maduras. Há um chocolalate amargo presente. Novamente, canela, baunilha e… Turfa!
Deliciosa!
Muita complexidade!
Retrogosto de média duração, quente, aparecendo leve turfado frutado.
Com a taça esvaziada, geleia de cereja.
Um whisky jovem, mas de uma complexidade surpreendente!
Tão surpreendente quanto a região de Campbeltown. Ela superou as crises.
É difícil achar seus whiskies nas prateleiras das lojas! Eles vendem rápido demais!
Campbeltown provou para a Escócia e para todo o mundo, o quão bom seus whiskies realmente são!
Saúde!!!
Comentários