164. Deanston/2008 – 12 anos – Oloroso Cask Matured!!!

Whisky de Malte Escocês, com 52,7% de teor alcoólico.

Possui coloração natural e não lhe foi adicionado corante.

Destilado em 2008, envelheceu por 12 anos em barris que antes contiveram vinho Jerez Oloroso de primeiro uso e barris ex Oloroso refis, no lote.

A Deanston é uma destilaria das Terras Altas Escocesas.  Fica à cerca de meia hora de Glasgow, há treze quilômetros da cidade de Stirling, sem transporte público (nós a visitamos e não foi fácil o acesso).

Sua sede utiliza um antigo prédio que outrora funcionou um grande moinho de algodão, às margens do rio Teith.

Ali existiam quatro rodas d’água gigantes que, alimentadas pela força do rio, forneciam energia para o velho Moinho!

Uma delas, apelidada de “Hércules”, era considerada a maior da Europa no sec. XVIII.

Hoje não existem mais as rodas d’água gigantes, mas potentes turbinas que fornecem dois milhões de litros de água por hora para a produção de whisky!!!

Além disso, produzem sua própria energia elétrica, sendo totalmente autossuficientes e ainda vendem o excedente ao governo Escocês.

A Destilaria iniciou seu serviços em 1966, produzindo whiskies para blendeds, engarrafando seu primeiro single malt somente em 1974.  Hoje pertence à Distell Group Limited, um braço da Heineken!

Possui um raro e enorme tanque de Maceração aberto, feito de aço, que comporta até onze toneladas de cevada/água quente, embora façam mosturas de no máximo nove toneladas.

Há oito washbacks, aqueles tanques de aço (como na maceração, também não inoxidáveis), em que o fermento (líquido), é adicionado à água açucarada (mosto).

A Deanston trabalha com uma fermentação muito longa! 100 horas! Incluída uma segunda fermentação pra trazer notas bem frutadas.

Possui dois pares de alambiques Pot Still. O destilado sai ao final de todo o processo de destilação com ABV de 68%.  É reduzido e colocado nos barris à 63,5%.

Um destilado geralmente leve e frutado, lembrando mais um malte de Speyside do que propriamente das Highlands.

Seu Armazém de envelhecimento de Barris usa o espaço onde outrora funcionou o antigo galpão de tecelagem da Fábrica de Algodão.

Um local único na Escócia!

Possui um teto abobadado, semelhante as Bodegas de Jerez da Espanha, com arcos altos, estilo Catedral e postes centrais, que coletavam água do telhado e mandavam para os andares inferiores.

O telhado é bem alto! Mantém a temperatura uniforme durante todo o ano.  A variação de temperatura é mínima! Isso lhes dá uma taxa de evaporação (angel’s share ou parte dos anjos), inferior a 2%!!! 

Importante mencionar que a Deanston é o lar espiritual e principal malte da marca de whisky escocês Leader, um Blended famoso no Reino Unido.

Escolhemos esse belo exemplar para nossa primeira degustação aqui em nosso site:

Possui uma cor acobreada e um pouco fechada.

Por sua alta graduação alcoólica, recomendamos um repouso em taça por alguns minutos.  Seus 52.7% ABV não passam despercebidos.

No aroma, muita fruta vermelha, como morango, framboesa e cereja. Passa um pouco de acidez e amadeirado, além de especiarias como canela, baunilha e noz moscada.

Na boca o corpo é médio, bom peso.

De novo a acidez frutada, apimentado (pimenta vermelha), e as especiarias, agora somadas com passas embebidas em álcool.

Retrogosto médio/longo, frutado e apimentado, com leve amargor (lembra café expresso), sentindo ainda quase um enfumaçado frutado, mas acredito ser tostado, possivelmente tosta de barril.

Com a taça esvaziada, uma caneca de madeira levemente suja de geleia de cereja.

Como dissemos no começo desta análise, o Deanston 2008, Oloroso Cask Matured, como seu próprio nome diz, foi maturado exclusivamente em barris que antes contiveram vinho Jerez.  Mas seria ele um “Sherry Bomb”?

Em nossa opinião, não.

Ele não possui uma coisa que nós achamos essencial para ser declarado como tal: Intensidade.

Apesar de seu elevado teor alcoólico, o Jerez não é intenso.

 Como explicar?

Lote com muitos barris refis.

Mas o whisky é ruim?

  De forma alguma. É um belo de um single malt!

A Deanston tem por característica um destilado ceroso, suave e que nos remete à mel. 

Talvez fosse preciso mais barris de primeiro uso para se alcançar a intensidade de um Aberlour A’Bunadh ou um Thandu 18 anos, mas com certeza essa não era a intenção da Deanston.

A intenção era fazer um bom whisky, vender super bem e agradar aos fãs da destilaria e digo: a missão foi efetivamente cumprida.

Saúde!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.