Um blended Scotch whisky, com 40% de teor alcoólico, que passa por filtragem à frio e recebe adição de corante.
O diferencial da série “Extra” de Chivas é um “plus” ao clássico Chivas 12 anos. Este, um Scotch Blended Whisky com mais de 80 anos (!!!), no mercado mundial!
Nessa série “Extra”, parte da fórmula de Chivas é acondicionada em barris diferenciados, que contiveram anteriormente, outros tipos de bebidas, cada uma com um perfil sensorial diferente, dando mais complexidade e adicionando mais um ano de envelhecimento ao whisky, devido à esse processo de finalização.
Originalmente lançados 4 rótulos à série Extra (Ex Rum, Ex Centeio, Ex Jerez e Ex Tequila), mais recentemente foi adicionado um Ex Bourbon (de primeiro uso), à esta interessante linha da Chivas.
A série Chivas Regal Extra, explora a influência de diferentes tipos de barris no clássico blended scotch whisky. O que é muito interessante!
Importante dizer o porquê da Chivas não usar todo o whisky do lote nas finalizações.
As diretrizes da Scotch Whisky Association, a entidade que rege as normas sobre whisky na Escócia, decretam que se você finalizar o whisky em barris, digamos, exóticos, você ainda deve perceber as características originais do whisky escocês no produto final.
Apesar de ser um pouco vago e passível de muitas interpretações, a Chivas tem consciência de suas raízes e preferiu manter seu DNA em perfeito equilíbrio com os novos sabores e aromas adquiridos nessas finalizações diferenciadas.
E como dito, nosso whisky de hoje é um Blended escocês, uma mistura de whiskies de grãos e de cevada maltada.
Parte dessa mistura estagiou por alguns meses em barris que antes contiveram Tequila.
Tequila é uma bebida alcoólica destilada, oriunda e somente produzida no México, sob rigorosas Leis protetoras de sua “denominação de origem”.
Sua matéria prima é uma planta chamada “Agave Azul”, planta esta semelhante a um abacaxi gigante. Dela se prepara o mosto (ou Aguamiel, como é chamado por lá), que será destilado, virando Tequila, que em seguida pode ser envelhecida (Tequila Reposado, Añejo ou Extra Añejo), ou não envelhecida (Tequila Plata).
Existe ainda a Tequila Oro ou Joven (mistura da Tequila Plata com Reposado).
O tempo mínimo para envelhecimento (no caso da Tequila Reposado), é de 2 meses, apenas.
Alguns barris (de Carvalho), usados para maturar Tequila no México, foram levados à Escócia e usados para maturar whisky escocês para a Chivas, submarca da gigante empresa de bebidas, “Pernod Ricard”, dona aliás, de algumas marcas de Tequila no México.
O Master Blended da Chivas faz a mistura, ou blendagem, de whiskies envelhecidos por alguns meses nesses barris ex Tequila e outros whiskies envelhecidos do grupo, formando um lote para engarrafamento. Todos com no mínimo 13 anos e um dia de envelhecimento em madeira.
Degustando, percebemos um whisky leve e bastante interessante.
Lágrimas finas e espaçadas descem, primeiramente de forma bem rápida, permanecendo coroa que se desfaz em lágrimas finas e vagarosas, formando gotículas que grudam no bojo da taça. Bem oleoso!
No aroma há um pouco de percepção alcoólica.
Não compromete, mas é bom deixar descansando um pouco.
Possui um frutado cítrico voltado para abacaxi e ameixa amarela. Caramelo e ervas. Bastante herbal!
Na boca é quente. Não é muito doce. É refrescante!
De novo as frutas cítricas, agora mais voltadas para o sabor um pouco amargo, como Lima da Pérsia e Romã. Além de leve caramelo e ervas como a Sálvia.
Retrogosto de média duração, seco, cítrico e realmente refrescante, lembrando menta fresca.
Com a taça esvaziada, caramelo suave e ainda um pouco do herbal.
Possui uma certa complexidade que o faz mais interessante que o tradicional 12 anos de Chivas.
Se você busca encontrar aqui, Tequila em sua essência, nós temos uma péssima notícia pra você.
Mas se o que você busca é um bom whisky escocês com nuances herbais e muito fácil de beber, bom, aí você veio ao lugar certo.
Saúde!!!
Comentários