Whisky escocês de malte com 46% de teor alcoólico.
Possui cor natural e não passou pelo processo de filtragem à frio.
Envelhecido por 12 anos em barris de carvalho americano e barris de carvalho europeu que antes contiveram vinho Jerez Oloroso.
No lote são misturados barris de primeiro uso com barris refis.
Glenturret!!!
A icônica destilaria escocesa, situada na zona rural da pequena cidade de Crieff, no condado de Perthshire, que diz ser a mais antiga da Escócia em funcionamento.
A afirmação é sim, bem aceita pelos aficionados por whisky ao redor do mundo, mas possui a concorrência de boas histórias contadas principalmente pelas destilarias Strathisla e Bowmore.
Segundo a Glenturret, a destilaria está em funcionamento desde o ano de 1763 (!!!).
Sabe-se que seus alambiques ficaram silenciados em alguns períodos de sua história. Mas sempre havia whisky envelhecendo em suas instalações, estas fisicamente delimitadas entre a rodovia e o estreito, porém caudaloso, rio Barvick Burn.
Uma curiosidade: Embora a destilaria fique literalmente na margem do rio Barvick Burn, a água utilizada na fabricação de seus whiskies vem, por tubulação, do “Loche Turret”, um lago localizado há poucos quilômetros de distância da Glenturret, pois possui qualidade melhor.
Em 2022 tivemos a felicidade de fazer uma visita técnica, com uma aula sobre blendagem de whiskys de malte, na Glenturret.
Você pode ler como foi nossa última visita à Escócia clicando AQUI.
E foi incrível!!!
Pertenciam ao “Edringtron Group”, um grupo comercial escocês proprietário de destilarias e marcas mundialmente conhecidas, como Macallan e Highland Park.
Por muitos anos a The Glenturret Distillery foi o lar espiritual do Blended Whisky mais vendido na Escócia há dezenas de anos: o “The Famous Grouse”! E seu ingrediente principal!
O malte da Glenturret possuía pouco destaque (tendo outras destilarias como principais do grupo), até o blended The Famous Grouse se tornar o whisky mais vendido da Escócia e sua destilaria se tornar um grande centro de visitantes com temática do referido blended.
Mas em 2018 a destilaria foi vendida para a Lalique Group, uma marca francesa especializada em venda e distribuição de artigos de luxo.
E hoje, o whisky de malte que sai dos alambiques Pot Stills de cobre ( 1 wash still e 1 spirit still), da Glenturret, não faz mais parte da fórmula do whisky mais consumido pelos escoceses.
A Lalique investiu pesado na destilaria, mudando todo seu portfólio, inaugurando um restaurante premiado no local e embelezando suas garrafas.
Sim, isso é luxo!!!
Sobre nossa degustação do Glenturret 12 anos…
O whisky possui uma coloração dourada, translúcida e brilhante, com reflexos acastanhados.
Percebemos lágrimas finas e espaçadas escorrendo pela taça.
Primeiramente rápidas, permanecendo coroa no bojo, descendo vagarosamente e formando bolhas arredondadas.
Aroma sem percepção alcoólica.
O frutado é intenso!
A influência do vinho Jerez transmite notas de cereja, maçã vermelha, morango, canela e caramelo. Elegante!
Um whisky muito bem envelhecido.
Na boca o whisky possui peso médio. É frutado mas suave. Frutas vermelhas e o apimentado brincam com nosso paladar. Doce, mas não muito. Possui também um pouco de nozes, leve amargor e adstringência.
Retrogosto médio/longo. Frutado e apimentado. Apresentando também uma citricidade (frutas vermelhas), jovial e refrescante.
Com a taça esvaziada, leve amadeirado e frutado. Agora, frutas vermelhas em geleia ou compota.
Um “Sherry Bomb”?!?
Diria que não.
Embora sua maturação tenha ocorrido por todos 12 anos em barris que antes contiveram vinho Jerez, esse whisky possui uma elegância no paladar que sua suavidade não permite lhe classificar de forma alguma como “bomba”.
Tem sabor. Sem impacto. Mas com, vejamos, uma delicadeza com personalidade marcante.
É um excelente whisky!
Degustá-lo nos fez novamente viajar à Glenturret!
A destilaria olha com orgulho para seu passado de sucesso, de resistência e como ingrediente principal de um blended popular. Olha também com coragem para o futuro. Um futuro que, ao que tudo indica, será de muito sucesso! Confiando em seus maltes de personalidade e abrigando, em sua localização bucólica, de fazenda do interior, tradição e qualidade. Sendo, portanto, uma deliciosa experiência a quem tem o whisky como expressão cultural. Uma obra de arte que brilha como os requintados cristais da Lalique, refletindo sua rica história de destilaria mais antiga da Escócia para todo o mundo saber.
Slaintè!!!
Comentários