Lançamento nacional!!!
Whisky brasileiro, de malte, produzido pela destilaria gaúcha, Union.
Sem corante. Sem filtragem à frio. Engarrafado à 46% ABV.
Anteriormente lançado na série “Autografh” da destilaria, em 2021; Série essa, voltada para inovações e experiências da destilaria, sempre com tiragens limitadas e concorridas pelos entusiastas (nós analisamos os quatro whiskies da série aqui no site). Mas agora, esse whisky, foi promovido à linha “Exclusive”, a linha principal da destilaria! E que se busca equilíbrio.
Isso significa produção contínua! Além de outros detalhes que não passaram despercebidos por nós…
No Pure Malte Wine Cask Finish da série Authografh, a maturação em barris ex Bourbon se deu por 8 anos, com a finalização em barris que antes contiveram vinho chileno, por um período entre 12 à 24 meses.
Nós detalhamos bem esse whisky e você pode ler nossa análise clicando aqui.
Nesta, digamos, atualização do rótulo, a maturação em ex Bourbon continua pelos mesmos 8 anos, mas a finalização em barril ex vinho agora se dá por aproximadamente 12 meses.
“Ex vinho e 12 meses”.
Não há mais uma especificação da nacionalidade do vinho (antes, chileno) e há uma diminuição do tempo de finalização.
Geograficamente a Union está localizada no Vale dos Vinhedos, o local onde mais se fabrica vinho de qualidade no Brasil! Fazemos votos que isso seja um indicativo de que nossos vinhos também estejam envolvidos de certa forma no sabor do whisky brasileiro. Ao menos em uma parte.
Quanto à diminuição do tempo de finalização, bom, isso corta alguma intensidade que talvez tenha passado um pouco do desejável.
Em nossa análise do whisky anterior, notamos uma acidez que não comprometia, mas destoava do conjunto. Pois bem, ela foi corrigida.
Comparamos as duas versões e notamos uma evolução considerável.
O período menor de finalização em ex vinho teve como resultado uma suavidade mais bem vinda.
Sobre a degustação deste rótulo:
É acobreado na taça. Puxando para tons avermelhados.
Lágrimas estreitas escorrem espaçadas e bem devagar pela taça. O whisky gruda por toda parede do copo. Untuoso.
Aroma sem percepção alcoólica. As notas vínicas, com bastante frutas vermelha, são intensas! Também há boa presença de malte, baunilha, canela e um discreto herbal.
Na boca é frutado e fresco. Com leve apimentado e doce. Mas menos doce que o seu antecessor! Possui uma citricidade de frutas vermelhas bem controlada. Fácil de beber. Corpo médio.
Final de média duração. Frutado, apimentado, com leve adstringência na língua.
Com a taça esvaziada, amadeirado e vínico adocicado.
Os próximos lotes serão balanceados também com o uso dos barris ex vinho de segundo uso, em combinação com os de primeiro uso, na blendagem.
Um lote de whisky nunca será igual ao outro, mas cabe ao master blender a padronização para deixar sempre o mais uniforme possível. De agora em diante este será o desafio, tendo em vista que o whisky está realmente muito equilibrado e sem dúvidas, lançaram um produto de muita qualidade no mercado nacional.
Saúde!!!
*Siga nosso Instagram e acompanhe as novidades: @whiskysimplificado
2 comentários
Parabéns! Muito didático.
Autor
Muito obrigado, amigo.
Saúde, !