135. The Famous Grouse Smoky Black!!!

Blended Scotch Whisky engarrafado com 40% ABV, sem idade declarada.

Podemos dizer que possui, por Lei, no mínimo, três anos e um dia de envelhecimento.

Passou por filtragem à frio e lhe foi adicionado (muito), corante.

Pertence ao grupo Edrington (empresa também dona das icônicas destilarias escocesas: Macallan e Highland Park – presentes na formulação deste whisky).

 Smoky Black é concorrente direto do Johnnie Walker Double Black.

Lançado em 2007 com o nome de “Black Grouse”, foi rebatizado com o nome atual em 2015, provavelmente com a mesma fórmula.

Já em 2018 ocorreu a venda da Glenturret (destilaria que se autodeclara a mais antiga em funcionamento da Escócia e que produzia maltes para toda linha Famous Grouse, inclusive o malte seco especial e defumado para o Black Grouse//Smoke Grouse).

Bom, não podemos afirmar com certeza se o malte defumado e seco, continua sendo um Glenturret.

Ou o master blender da engarrafadora achou um substituto à altura, com o mesmo perfil de sabor.  Ou ainda é Glenturret.

Nada impede que mesmo vendida para outro grupo, a destilaria continue vendendo malte para ser adicionado em blends.  É uma prática comum na Escócia e remete aos tempos do surgimento do Blended Scotch Whisky.

Seja como for, se houver diferenças sensoriais, são mínimas.

Já degustamos e publicamos dois whiskies da linha Famous Grouse e você pode ler nossas impressões aqui.

É um blended feito em lotes, usando barris tanto ex Bourbon quanto ex Jerez, com uma boa dose desses últimos pois sabemos que Macallan e Highland Park usam e abusam desse tipo de barrica.  Claro, com toda certeza, de segundo, terceiro e até quarto uso, após raspagem.

Interessante notar que “Black” na indústria do whisky possui conotação de intenso, forte!  Geralmente vinculado à whiskies defumados e/ou turfados.

E o Smoky Black é a versão turfada e mais intensa do Famous Grouse, o blended mais vendido da Escócia.

Aliás a ave do rótulo, que alguns chamam de Codorna, outros de Peru, outros ainda de Galinha…  Na verdade é o equivalente a nós brasileiros, a um Perdiz.  Um Perdiz negro.  Chamado “Black Grouse”, na Escócia, bem como, “Tetrao Tetrix”.

Um galináceo.

Degustamos essa ave negra azulada engarrafada e podemos dizer:

Notamos uma oleosidade surpreendente para um blended de entrada.

Lágrimas bem estreitas escorrem vagarosamente. O whisky fica bem grudado no bojo da taça, escorrendo vez ou outra, lentamente.

 No aroma, madeira seca, malte, com enfumaçado também seco, deixando transparecer um pouco de sensação alcoólica.

Na boca o corpo é médio.  Tem uma ótima consistência para um blended de entrada, com apenas 40% de teor alcoólico.

Percebe-se o malte, mas não muito doce. Possui um caramelo amargo marcante. É apimentado, com fumaça leve e boa citricidade de fruta madura (me lembra um limão galego bem maduro).

Retrogosto de média duração, começando com sensação alcoólica, esquentando a boca com o apimentado, permanecendo o enfumaçado seco, cítrico e adstringente.

Com a taça esvaziada, aroma de cigarro molhado (anteriormente aceso).

Se colocarem gelo nesse whisky, a turfa some completamente, a sensação alcoólica é afogada e surge mais notas adocicadas.

De forma geral, o custo benefício é muito interessante.

As notas enfumaçadas acrescentam caráter ao popular blended escocês.  Um bom whisky para o dia a dia para quem gosta de uma fumacinha.

Saúde!!!

*Visitamos a Destilaria Glenturret em 2022 e podemos afirmar, com certeza, que seus whiskies não fazem mais parte da fórmula de nenhum Famous Grouse.

2 comentários

    • Neto Corgan em 7 de outubro de 2023 às 19:22
    • Responder

    Belo release, Thiago! Vi o Black Grouse e o Famous Smoke Black lado a lado e pensei que fossem whiskys diferentes. Trata-se então de mudança de nomenclatura ? Vale a pena comprar o Black Grouse em razão da sua extinção? Um abraço!

    1. Sim, amigo. Mesmo whisky.
      A codorna negra continua na ativa, mas sem o acréscimo dos maltes da “Glenturret”.
      Abraço.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.