Whisky brasileiro, puro malte, produzido pela destilaria mineira, Lamas.
Não passou por filtragem à frio e não lhe foi adicionado corante.
Engarrafado à robustos (hehehe), 54% ABV.
De acordo com seu nome em latim, “robustus”, significa forte. Vigoroso. Poderoso.
Uma versão turbinada do Lamas Nimbus 43% ABV, já comercializado pela destilaria desde 2017. E que possui idade entre cinco a sete anos de envelhecimento. O mesmo Whisky, mas com menos diluição.
No rótulo da garrafa está escrito “single wood”, ou seja, é usado apenas um tipo de madeira para maturação: barris de carvalho branco americano que antes contiveram Bourbon (um dos tipos de american whiskey).
Apesar de seus 54% ABV não é um whisky “cask strength”, aquele whisky retirado do barril direto para consumo (dizemos ser um whisky com a força do barril).
Não, o Nimbus Robustus possuía ABV superior dentro do barril e na etapa de padronização foi reduzido aos seus 54% ABV.
Com o tempo de maturação entre cinco e sete anos, o Lamas Robustus, dentro do barril ainda possui ABV entre 61% e 63%.
Mas por que não o engarrafaram com a “força do barril”???
Infelizmente, a resposta é: Porque a legislação brasileira não permite.
Sim, meus amigos leitores sedentos, abaixo transcrevo o que diz a Lei:
O Decreto n° 6871, de 2009, que regulamenta a Lei no 8.918, de 1994, dispondo sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas no Brasil”, em seu art. 55, caput, nos informa que:
“Uísque, whisky ou whiskey é a bebida com graduação alcoólica de trinta e oito a cinqüenta e quatro por cento em volume, a vinte graus Celsius, obtida do destilado alcoólico simples de cereais envelhecido, parcial ou totalmente maltados, podendo ser adicionado de álcool etílico potável de origem agrícola, ou de destilado alcoólico simples de cereais, bem como de água para redução da graduação alcoólica e caramelo para correção da cor”.
Assim, seguindo os mesmos parâmetros que temos hoje, dificilmente teremos um whisky nacional engarrafado com a força do barril.
Na Escócia, ou em países de clima frio, é possível haver whiskies “cask strength” com ABV entre 52% e 68%. Mas devido ao nosso clima quente e seco, considerando o que se perde do destilado dentro dos barris (angel share), é praticamente impossível chegarmos pelo decurso do tempo, aos 54% permitidos e ainda haver whisky dentro dos barris que compense a comercialização.
Dessa forma, o Lamas Robustus, na etapa da padronização (última antes do engarrafamento), é diluído em água num grande tanque de inox, onde o lote passa de 3 a 6 meses “casando” para estar pronto para a comercialização em garrafa.
Durante sua formulação, houve uma colaboração técnica entre a Destilaria e nossos amigos da WhiskyRio. E nas palavras de seus membros:
“Incentivamos a Lamas a engarrafar esse produto com graduação alcoólica mais alta, pois percebemos que isso traria mais características aromáticas e nuances da defumação, devido à concentração de alguns congêneres que, até então, estavam atenuados pela maior diluição. Assim, essa expressão apresenta aromas e sabores mais nobres e complexos”.
(Alexandre Tito & Filipe Vidal).
E sobre a mencionada “defumação”, pudemos constatar “in loco”, em nossa visita à destilaria Lamas, o simples, porém peculiar defumador; no qual a cevada já maltada (sem turfa), é novamente umedecida e seca, agora com fumaça de serragem de Eucalipto (por 24 a 48 horas), transmitindo seus congêneres diferenciados aos grãos. A cevada é enfumaçada mas não é turfada, visto que não há contato algum com fumaça de turfa.
O resultado final é um whisky com perfil totalmente diferente do que estamos acostumados com o whisky escocês turfado/defumado. É exclusivo da Lamas. É um defumado diferente!
Tivemos o prazer e a responsabilidade de degustá-lo antes do lançamento oficial e hoje, na data festiva, deixamos aqui nossas impressões:
Girando a taça, verificamos lágrimas estreitas, escorrendo de forma rápida. Permanecendo auréola que se desfaz escorrendo lentamente.
Possui uma coloração dourada escura e brilhante.
Apesar de seus 54%, a sensação alcoólica no aroma está bem controlada. É refrescante! Uma fumaça cítrica e refrescante. Sentimos também o adocicado do malte e um agradável frutado (frutas amarelas, como manga e ameixa). Quanto mais o álcool se dissipa, mais nos lembra o aroma de incenso queimando (aquele que queima nos turíbulos das cerimônias religiosas).
Na boca é encorpado. Mostra a força! Sente-se o doce (malte, baunilha), herbal cítrico (com um pouquinho de acidez), e o apimentado, de forma bem picante.
A boca esquenta e após o gole, revela o retrogosto seco, médio/longo, intensamente apimentado, com um toque amargo, herbal e refrescante/mentolado (lembra a sensação de terminar uma bala Halls de… Eucalipto, claro! Lentamente se esvaindo em nuances cítricas com um surpreendente toque salino (este já sentido em outros whiskies da mesma destilaria).
Com a taça esvaziada, passado alguns minutos, o aroma remanescente é de lenha de laranjeira queimando na fogueira.
Não é um whisky para iniciantes. Não mesmo. Como dito, possui o máximo de teor alcoólico permitido pela legislação brasileira para comercialização. É potente! É complexo! Com a defumação diferenciada e teor alcoólico pungente.
Mas para o entusiasta de whisky já num nível avançado ou mesmo aquele de nível intermediário, que busca novos aromas e sabores e deseja conhecer um whisky bastante intenso, recomendamos fortemente a degustação. E fazemos votos que surjam mais e mais whiskies nacionais intensos.
E, em tempo, também torcemos muito para que a legislação se adeque ao que a indústria e consumidores de whiskies nacionais almejam: liberdade para comercializar whiskies com a força do barril! Um legítimo cask strenght (ou que se ache brechas na Lei para engarrafá-los).
Saúde!!!
* Você pode adquirir o Lamas Robustus no site oficial: www.lamasdestilaria.com.br
E temos uma novidade pra você leitor do Blog Whiskysimplificado!!!
A destilaria nos disponibilizou um cupom de desconto de 10% (válido até 15/05/2022), para quem desejar adquirir o Lamas Robustus.
Basta digitar WHISKYSIMPLIFICADO, na aba “código do cupom”, clicar em “aplicar cupom” e boa degustação!
2 comentários
Caro Thiago, acabei de comprar uma garrafa desse belo Whisky! Ansioso para degustá-lo.
Gostaria de saber onde adquirir essa bela taça de beber Whisky das fotos.
Abraço.
Autor
Oi, amigo!
Essa taça em especial é possível adquirir no site:
https://degustandowhisky.com.br/loja/
Espero que tenha ótimos momentos com seu whisky, Regis!
Saúde!!!