Whisky de malte produzido pela destilaria Glen Garioch (leia-se “glen guírie), no vale do rio Garioch, nas Highlands, as terras altas escocesas.
Possui 48% ABV, não passa por filtragem à frio e não lhe é adicionado corante.
A destilaria Glen Garioch foi fundada em 1797 na cidade de Oldmeldrum, leste da Escócia (destilaria mais oriental do país), local de terras férteis, próxima à Aberdeen. Mas acredita-se que já estaria em funcionamento no ano de 1785, de forma clandestina. É uma das mais antigas destilarias da Escócia, mas passou por alguns períodos de inatividade.
É propriedade hoje, da gigante “Beam Suntory”, que possui outras destilarias na Escócia como a Laphroaig e a Bowmore (entre outras). Felizmente, a Glen Garioch continua com sua identidade inviolada, produzindo whiskies únicos e com o caráter da destilaria (terroir?), longe de qualquer modismo ou influência externa.
Hoje a destilaria usa apenas maltes não turfados para destilação. 1995 foi o último ano em que se destilou um lote de Glen Garioch turfado. Era conhecido como o whisky mais turfado das Highlands!
A versão 12 anos, com 48% de teor alcoólico foi lançada no mercado no ano de 2009.
É uma mistura de whiskies envelhecidos em barris ex-Bourbon e ex-Jerez. São casados, diluídos em água até chegar aos 48% ABV e engarrafados.
A proporção dos barris fica à cargo do master blender da empresa. E varia lote a lote.
De uma cor dourada e brilhante, possui expressiva oleosidade na taça. Lágrimas estreitas descem rápidas pela taça. Outras fileiras, também estreitas, vagarosas.
Por todo o bojo da taça permanecem respingos.
Abrindo a garrafa e servindo uma boa dose na taça, o perfume deste whisky se exala por todo o ambiente.
Um aroma bastante floral, de baunilha e urze. Aproximando a taça até o nariz, sente-se um cítrico agradável de fruta madura (mamão e banana). Creme Brulée bem destacado. Não há sensação alcoólica, apesar dos 48%!
Na boca, possui bom corpo. Cremoso. O malte, a baunilha e as frutas maduras são intensas! O apimentado (pimenta do reino) é bem integrado. Há alguma coisa de frutas secas e um doce de mel bem forte, mas não enjoativo.
O retrogosto é médio para longo. Continua o frutado, aparecendo leve canela, com o apimentado agora mais incisivo, com leve adstringência, mas sem agredir.
Com a taça esvaziada, madeira molhada por whisky. Lembra o cheiro de um armazém de envelhecimento (Warehouse).
Um whisky rico, com bom corpo e bem equilibrado.
Um belo representante das Highlands!
Tem caráter! Você vai se lembrar dele no dia seguinte.
Saúde!
Comentários