Whisky brasileiro de malte único, fabricado pela “Union Distillery”.
46% de teor alcoólico.
Não passou por filtragem à frio. Não houve adição de corante.
Quarto whisky da série especial “Autograph”, que traduz maturações e/ou finalizações especiais.
Esse single malt possui sua base no Whisky Pure Malt Extra Turfado da marca, com nível fenólico em cerca de 40 ppm (partes por milhão). Agora com mais tempo de envelhecimento e um acabamento, uma finalização em barris que antes contiveram vinho tinto fino chileno.
A cevada vem maltada e já defumada em fumaça de turfa, diretamente do Reino Unido, de acordo com as especificações requeridas pela Union.
Lançado em 2021, foram 8 anos se desenvolvendo em barris que antes contiveram Bourbon, whisky americano, usados primeiramente para envelhecer whisky Union não turfado e depois reaproveitados para os turfados, como nesse caso.
Após essa etapa, o líquido foi retirado desses barris e colocado em outras barricas que antes contiveram vinho chileno (adquirido de empresas terceirizadas). Por esse motivo, não rastreável o tipo de vinho tinto fino que os preencheu anteriormente.
Sabemos apenas: barris que antes contiveram vinho tinto fino chileno (para os números 02, 03 e 04 da série Autograph).
Nesses barris ex vinho tinto chileno, o líquido permanece maturando por 12 a 24 meses. No review do segundo whisky da série Autograph, chamamos a atenção sobre não adicionar esse tempo extra de finalização no cômputo do total de tempo de envelhecimento (nossa legislação também não é clara e não ajuda).
Podemos afirmar, sem medo de errar, que esse whisky envelheceu por, no mínimo, nove anos em carvalho.
Mas no rótulo não consta idade! Então, temos mais um whisky NAS (no age statement). O que de forma alguma tira o mérito sobre a qualidade evidente do produto.
Mas demonstra uma certa insegurança com o nível de aceitação do consumidor brasileiro.
Nossa opinião é que o consumidor médio brasileiro está aprendendo a beber melhor. Embora ainda seja uma categoria bastante elitista, infelizmente. Mas enquanto não tivermos uma legislação que incentive a indústria nacional e facilite a importação dos rótulos cobiçados mundialmente, ainda estaremos engatinhando quanto à democratização da cultura do whisky no Brasil.
Mas muito já se fez, há coisas sendo feitas e outras a se fazer.
Em comparação há uma década atrás, somos privilegiados por termos uma boa variedade de rótulos à disposição.
À nossa disposição hoje, Union Pure Malt – Extra Turfado – Wine Cask Finish!!!
Por não ter adição de corante, percebemos como o barril ex vinho influencia na cor do produto final! É um acobreado fechado. Quase um vermelho!
Abrindo a garrafa, a turfa e o aroma vínico já se manifestam, fazendo-se sentir no ambiente.
Na taça, lágrimas estreitas escorrem rapidamente, permanecendo respingos oleosos por todo bojo da tacinha, que descem aleatórios e bem lentamente.
No aroma, a nota vínica, um pouco ácida e a turfa, bem enfumaçada, são bem intensas!
Há uma pequena sensação alcoólica.
À medida que o álcool se dissipa, aparece uma nota herbal; o vínico fica mais frutado (um frutado fresco e cítrico, como uma cereja ou uma framboesa), surge baunilha e café.
Na boca é bem frutado! Com uma acidez persistente, que me remete novamente a café. Pouco doce, com a turfa enfumaçada bem intensa e refrescante. Surge o apimentado, amadeirado e baunilha. Esquenta a boca!
O final é longo! Ainda com a acidez tânica e a turfa esquentando sua boca (frutado de fundo), e um chocolate ao leite. Você sente o enfumaçado refrescante por muito tempo! Salivando com gosto de whisky.
Com a taça esvaziada, um frutado ácido. Um pouco enfumaçado.
Os barris que antes contiveram vinho tinto, trouxeram ao whisky muita acidez e muito tanino (sensação de boca amarrada, adstringente), de uma forma que não vimos nos whiskies anteriores dessa mesma série Autograph.
Pois bem, este whisky para paladares mais sensíveis, pode intimidar.
Para muitos entusiastas com boa “litragem” em whiskies, busca-se o “diferente”. Algumas vezes, busca-se até o desequilíbrio!
Talvez a influência do maior nível de ppm, tenha feito a interação turfa x acidez x tanino, extrapolar o limite do equilíbrio (extrapolar o elegante Pure Malt Turfado – Wine Cask Finish).
Mas para quem busca um whisky com muita turfa, taninos, acidez e sabores frutados de fundo, é uma ótima pedida!
Para meu gosto pessoal, um bom whisky. E que acompanha muito bem um charuto forte.
No desequilíbrio, também há sabor!
Saúde!!!
2 comentários
Gostaria de saber se vendem esse copo degustação?
Meu esposo comprou um whisky com o copo UNION DISTILLERY, i eu quebrei
Como faço pra comprar?
Autor
Oi, Suzana.
Na loja física deles, que fica na Destilaria, eu tenho certeza que tem pra vender.
Entra em contato pelo site abaixo e conversa com eles. Tenho certeza que vão te ajudar.
Abraço.
https://uniondistillery.com.br/sobre