118. Bunnahabhain Stiùireadair!!!

Sim, o nome assusta!

Single malt escocês. 46,3% de teor alcoólico.

Não passou por filtragem à frio e não lhe foi adicionado corante.

O nome da destilaria já é exótico, Bunnahabhain! (Pronuncia-se algo como Boo-na–hav-en), o nome está em Gaélico, a língua ancestral da Escócia e significa “foz do rio”.

E o rio em questão é o rio Margadale, que desemboca próximo à destilaria.

Já o nome desse rótulo em particular, adivinhem! Vem do gaélico: Stiúireadair!

Leia-se Stew-rad-hur e significa “Timoreiro”, aquele marinheiro que “pilota” o navio.  E que também é um símbolo da destilaria.  Esta que fica à beira mar, com uma linda vista da Ilha de Jura e que por muito tempo usou barcos para escoar sua produção.  O timoreiro está presente na logomarca da destilaria e em cada garrafa de whisky.

A destilaria Bunnahabhain, fundada em 1881, destilando desde 1883, é considerada a mais isolada da ilha de Islay, construída junto a uma pequenina vila homônima, aliás, construída para servir de moradia a seus funcionários (e tem quartos para aluguel!); às margens do “Sound of Islay” (O som de Islay), um estreito de 30 km de extensão que separa a ilha de Islay da ilha de Jura.

Possui um lindo píer, onde antigamente os navios atracavam para deixar mantimentos e levar whisky para os grandes centros da Escócia.

Por muito tempo a destilaria produzia whisky de malte apenas para misturar em blendeds.   Bunnahabhain ficou famosa por fabricar whiskies doces e sem turfa, destoando do padrão Islay!

 Eram raros os engarrafamentos como whisky de malte único. 

De um tempo pra cá isso mudou bastante (desde 2003 com a venda da destilaria para o grupo “Burn Stewart Distillers Ltda”), e a destilaria vem lançando ano após ano, cada vez mais whiskies de malte, com e sem idade definida. Com e sem secagem por fumaça de turfa.

Investindo bastante e diversificando em finalizações em barris ex vinho! 

Em 2017 verificamos de perto essa versatilidade.

  Esse whisky de nome difícil, Stiúireadair, não possui idade definida (NAS).  Foi colocado em alguns mercados para substituir a versão 12 anos da destilaria. 

Maturado em barris ex vinho Jerez de primeiro uso e de reúso.  Especula-se que no lote foram usados barris entre 7 e 10 anos de envelhecimento.

Em nossa degustação, notamos uma cor amarelo palha fechado, brilhante na taça, com reflexos esverdeados.  Esperávamos uma cor mais puxada para o cobre escuro, tendo em vista a finalização em ex Jerez.  Isso não foi um bom sinal.

No aroma, bastante fresco, percebemos uma maresia leve. DNA salgado da destilaria aqui é bem suave. Surgiu um herbal que lembrou menta.  Nota vínica discreta e leve defumação. Álcool discreto.

Na boca, não é muito doce. Um pouco áspero.  Mostra jovialidade. O turfado é agradável. Jerez tímido. Frutado de melão maduro. Especiarias como a pimenta branca, sálvia e também chocolate amargo. Amargor persistente.

Final mentolado, longo no apimentado e no turfado.  O amargor continua.  A boca fica adstringente.

Com a taça esvaziada, resquícios de Jerez e fogueira apagada.

Dá pra perceber que no lote foram usados mais barris de reúso do que barris de primeiro uso.  Também é fácil perceber que foram usados mais whiskies jovens em sua fórmula.

Um whisky frutado, não tão turfado quanto esperávamos e com especiarias sutis. Um bom whisky.

Mas fica a sensação de que se fossem usados mais barris ex Jerez de primeiro enchimento com whisky e mais alguns anos de maturação, poderia ter se conseguido um resultado melhor.  Talvez um whisky memorável.  Mas também seria mais caro.

O 12 anos ou o Cruach Mhona (também sem idade), são muito melhores!

Enfim…

Saúde!

*Fotos tiradas na localidade de “Hidrolândia”, zona rural do Município de Iúna/Espirito santo/Brasil (com exceção da vista aérea da destilaria).

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Para mim parece um Bunnahabhain 12 mais jovem, mas como foi meu primeiro Bunnahabhain e foi degustado em uma viagem à Escócia tenho um carinho especial por ele. Para quem não tem este histórico que eu tenho, não recomendo a compra. Vá logo para o 12 anos.
    Ótima análise!

    1. Este Bunna do post é turfado. O Bunnahabhain 12 anos, teoricamente não é turfado, mas possui uma fumacinha de fundo.

      O 12 anos é um whisky extremamente bem feito e complexo!
      Um dos melhores 12 anos disponíveis na Escócia.

    • Patrick Meyer em 16 de junho de 2022 às 18:21
    • Responder

    Realmente, é o Bunnahabhain 12 Anos mais criança, mais intrépido e menos educado. O 12 Anos sem dúvida é melhor, mais equilibrado, mais redondo, mais cheio na boca. O Stiùireadair não é de se jogar fora, muito pelo contrário mas a diferença de preço me faz preferir o 12 Anos

    1. O 12 anos é mais whisky! Equilibrado. Complexo.
      Mas se quiser sentir turfa de Islay, aí tem que ser o Stiùireadair. Que tem bom custo X benefício.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.