Blended scotch whisky, com 40 % de teor alcoólico.
Possui corante e passou por filtragem gelada.
Um whisky envelhecido por, no mínimo, 12 anos em barris de carvalho (carvalho americano e carvalho europeu, ex Bourbon e ex Jerez – a empresa não divulga a porcentagem), e finalizados por alguns meses em barris que antes contiveram o whisky de malte turfado Laphroaig, de Islay.
Uma aposta interessante, que acrescenta camadas de sabor e profundidade à bebida.
O nome “Golden Thistle”, é uma homenagem à flor de Cardo, flor símbolo da Escócia (que estampa douradamente as belas garrafas e caixas da marca!).
Diz a lenda que durante uma invasão de nórdicos à Escócia, esses invasores iriam atacar, à noite, soldados escoceses que dormiam. Mas um desavisado nórdico pisou na referida flor (que é cheia de espinhos), e gritando de dor, fez seu exército ser notado pelos soldados escoceses que reagiram e botaram para correr os invasores!
Adotaram a florzinha como símbolo.
Teacher’s é uma marca escocesa consagrada em terras tupiniquins. O tradicional Teacher’s Highland Cream, whisky sem idade declarada (Nas), é simplesmente o whisky mais vendido no Brasil!
Desde 2017, temos a nossa disposição o Teacher’s 12 anos. Uma versão mais polida e elegante da marca campeã de vendas por aqui.
William Teacher’s fundou sua marca no ano de 1856, em Glasgow, misturando e vendendo whiskies em doses em seus estabelecimentos comerciais. Criou o conceito de se beber whisky em bar.
Teacher’s foi ganhando excelente reputação e após a morte de seu fundador, seu filho Adam deu continuidade aos negócios, expandindo a marca Teacher’s e criando sua própria destilaria, a Ardmore, para que não faltasse matéria prima (malte), aos whiskies misturados de Teacher’s.
Degustamos uma versão de Ardmore (aqui). Uma versão simples, mas muito bem feita.
Em 2014, todo o grupo Teacher’s foi vendido para a Beam Suntory, conglomerado que possui diversas destilarias e marcas de bebidas pelo mundo.
Além do Ardmore, outros whiskies de malte e de grãos compõem a mistura do Teacher’s. A Beam Suntory é dona de outras destilarias na Escócia. São elas: Bowmore, Laphroaig, Auschentoshan e Glen Garioch. E nada impede que whiskies de outros grupos comerciais sejam comprados para também entrar na mistura.
Sobre a degustação do Teacher’s 12 anos:
O aroma é doce, caramelizado, amadeirado e levemente cítrico. Há discreta percepção de álcool. Um fundo herbal e leve defumado.
Paladar doce com um leve amargor. Possui um gosto rançoso, puxando para o vínico. É um caramelo amadeirado, rançoso, com um toque de amargor.
Corpo médio.
Finalização média.
É amargo, doce e elegantemente enfumaçado. Boa persistência na boca.
Na taça esvaziada, aromas agradáveis, cítricos e defumados continuam por um bom tempo.
Não aconselho adicionar água. Em nosso teste, o whisky afogou-se. Perdeu suas características.
Com um custo x benefício campeão, não deve em nada a seus concorrentes de 12 anos de idade! Longe disso, é um blended honesto, que justifica suas vendas expressivas e representa muito bem no mundo todo, a qualidade do blended whisky escocês.
Saúde!
Comentários