105. Aberfeldy 12 anos!!!

40 % de teor alcoólico.

Whisky de malte único das Highlands (terras altas), escocesas.

Possui corante.  Passou por filtragem à frio.

Fundada em 1898 (por coincidência, mesmo ano de fundação do meu Clube de Regatas Vasco da Gama), a ela, desde o começo, foi lhe dada a missão de produzir whiskies de malte para os blendeds da marca Dewar’s (Nascida em 1846, pelo também fundador da marca Dewar’s, John Dewar).

A destilaria foi construída bem próxima ao local de nascimento de John Dewar.  Uma singela homenagem de seus filhos John Alexander e Tommy.  Ligação física e emocional com a localidade de Perthshire.

Em todos os blendeds de Dewar´s, há Aberfeldy em sua fórmula.

A destilaria Aberfeldy é hoje o lar espiritual da marca Dewar’s, onde inclusive existe o incrível centro de visitantes:  “O mundo do whisky de Dewar’s”!!!  Um verdadeiro parque de diversões para os amantes de whisky!

Seu malte é historicamente conhecido por seu caráter leve, com notas frutadas e frescas de mel , resultado de uma fermentação mais longa do que o usual (70 horas contra o mais comum, de 50 horas).  Além de sua destilação ser bem lenta, valorizando o refluxo e o contato do líquido com o cobre, dando caráter bastante leve ao destilado.

Em 1998, a destilaria foi vendida para a gigante Bacardi.  Já em 1999, Aberfeldy coloca no mercado seu whisky com 12 anos de envelhecimento.  Apenas uma pequenina parte da produção é engarrafado como “single malte”.

O Aberfeldy 12 anos é uma mescla de whiskies envelhecidos em barris ex Bourbon de primeiro uso e refil, com uma pequena parte de whiskies envelhecidos em barris de carvalho americano que antes contiveram o vinho fortificado espanhol, Jerez.  Como acontece nos whiskies da Dewar’s, também no Aberfeldy os whiskyes diferentes são casados por alguns meses antes do engarrafamento. 

Aroma floral e frutado.  Doce, lembra mel, com um toque amendoado.

Remete à frutas como pêra, pêssego e laranja.  Frescas.

A empresa gaba-se do aroma remeter à flor Urze.

Na boca é um whisky bem leve e refrescante.  Doce na medida certa.  Notas de malte bem presentes, mel e baunilha, seguidas de um leve frutado, muito bem vindo!  Textura média.  Ceroso.

O final é apimentado com mel. O apimentado doce fica na boca.  Média duração.

Bom whisky!

Não tem muita complexidade.  É direto. E muito bem feito!

Um whisky excelente para quem pretende dar os primeiros passos no mundo fascinante dos “single malts”.

Saúde!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.