Whisky de malte Escocês da ilha de Islay. 53,4 % de teor alcoólico (!!!). Um “cask strength”, ou seja, retirado do barril sem qualquer diluição em água. Além disso, não possui corante e não passou pelo processo de filtragem gelada.
Para os felizes visitantes que se deslocam entre as destilarias de whisky, surgem algumas surpresas. Alguns whiskies são comercializados apenas na própria destilaria ou num território bem restrito, dada a pouca quantidade produzida.
Um desses casos é esse Bunnahabhain, comercializado em pequenas garrafinhas de 200 ml para os visitantes e em poucos lugares da Grã Bretanha (na linha regular da destilaria, hoje, existe um outro whisky também finalizado em barris que antes contiveram Jerez PX, mas é uma versão com ABV diferente e sem turfa).
A Bunnahabhain se renovou nas últimas décadas e vem realizando muitos testes de finalizações em barris de vinho, sejam fortificados com água ardente vínica ou não. Versões com e sem turfa.
Nosso whisky degustado de hoje, possui caráter turfado (35 ppm), passou nove anos em barris refil ex-Bourbon; então o liquido é retirado e colocado num barril ex Jerez Pedro Ximenes (PX), da vinícola “Gonzales Byass”, de primeiro enchimento, por mais cinco anos.
A uva “Pedro Ximenes”, é uma uva branca, que devido ao complexo processo de fabricação do vinho espanhol “Jerez” (Xerez ou Sherry), torna-se o vinho Jerez mais escuro e doce de todos os tipos de vinho Jerez.
Pude perceber a ausência de sensação de álcool tanto no aroma quanto no gosto. Ótimo destilado e ótimos barris fazem diferença!
A fumaça domina o aroma. Fumaça seca.
Após a fumaça, percebe-se um herbal adocicado e um cítrico, que me agradou muito! Lembra casca de laranja.
Na boca, seus 53.4% de teor alcoólico o fazem um whisky encorpado, preenche a boca. A influência do barril ex-Bourbon foi maior. O cítrico doce, com especiarias domina o paladar de forma muito prazerosa. Me lembra abacaxi bem maduro, com canela, feito na churrasqueira. Junte-se esse sabor à um enfumaçado potente! Pra quem gosta de whiskies turfados, como eu, foi um prato cheio.
Retrogosto quente e longo. O enfumaçado vai se esvaindo lentamente, deixando notas cítricas, doces e uma sensação adstringente na boca.
Um cask strength muito interessante! Mostrando que a Bunnahabhain, que foi criada para fazer parte de “blendeds” no passado, hoje se consolida cada vez mais com maltes inovadores na maturação e de excelente qualidade.
Saúde!
Comentários