91. Chivas Regal 18 anos!!!

Whisky “blended” escocês com 40% de teor alcoólico.  Possui corante caramelo e passa pelo sistema de filtragem à frio.

Produzido a partir de vários whiskies de malte e de grãos. São mais de 20 tipos diferentes de whiskies!  Tanto de malte quanto de grãos (como trigo, centeio e cevada não maltada). Todos envelhecidos por mais de 18 anos. 

Entre os maltes usados, como sempre quando falamos da marca Chivas, o “Strathisla” aparece como principal malte!   Mas também é digno de nota que Longmorn, Glenlivet e muito provavelmente, Aberlour, também faça parte dessa rica e complexa mistura.  É uma fórmula muito bem guardada.

Criado em 1997, pelo longevo master blended da Chivas Regal, Sr. Colin Scott, é o blended favorito de muita gente que gosta de whisky.

Inclusive, em recente entrevista que Colin Scott concedeu a nosso amigo Mauricio Porto, do Blog “O cão engarrafado”, o mestre disse que o Chivas 18 anos foi o whisky que lhe deu mais prazer em produzir.  Disse também que está chegando a hora da aposentadoria.  Merecidíssima, por sinal!  Uma das figuras mais icônicas do whisky mundial!  Podemos, humildemente dizer:  Obrigado!

O Chivas 18 anos é uma mescla de destilados envelhecidos em barris ex Bourbon, com uma boa parte de whisky envelhecido em barris que antes contiveram vinho Jerez, também.

 É perfeitamente possível identificar as nuances dos dois tipos clássicos de barril.   Campo de sabor: frutado, picante e floral.

Aroma suave, floral, sem álcool incomodando, notas fortes de baunilha e mel. Notas vínicas frutadas e doces, combinadas com especiarias como noz moscada, canela e gengibre.

Na boca possui boa oleosidade para seus (mínimos), 40% de teor alcoólico.  Doce e levemente apimentado.  Bala de caramelo, biscoito com malte, geleia de laranja, chocolate ao leite, frutas vermelhas maduras e secas. Menos floral e mais frutado que seus irmãos menores 12 e 15 anos.

Retrogosto de média duração.  Quente, doce e apimentado, com uma fumacinha tímida ao fundo.

É um blended com preço no nível de bons single malts!  Compensa comprá-lo?  Ter na coleção?   Minha resposta é:  Sim, com certeza!

Serve como parâmetro de um blended de qualidade.   Ótimo para você formar sua opinião e comparar blendeds com whiskies de malte.   Um blended muito bem produzido, com capricho em cada detalhe.  E, dependendo do seu gosto pessoal, pode ser colocado em pé de igualdade com single malts da mesma idade.

Pense no Chivas 18 anos como um rito de passagem.  Que você degusta para subir de nível em suas percepções sensoriais no mundo do whisky.  Um rito de passagem amigável, que você pode voltar sempre que quiser, para revisitar um whisky harmonioso e equilibrado.  Revisitar, degustar e se deliciar.

 Um prazer! Criado por nosso homenageado: “Colin Scott”! Velhinho simpático que colocou seu nome na história do whisky.

Saúde, mestre!!!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.