40% de teor alcoólico.
Sabe aquele amigo certo nas horas incertas?!?! E nas certas também?!?!
Single malt Escocês da região de Speyside. O whisky de malte único mais vendido do mundo!
Sobre a destilaria:
William Grant fundou a Glenfiddich Destillery em 1887(!!), às margens do rio “Fiddich” (“Glen’, significa “vale”). Foi na década de 60 que a destilaria engarrafou e comercializou, de forma pioneira, malte de produção própria, num mercado que só havia whiskies blendeds.
De lá pra cá, a família “Grant” construiu um verdadeiro império! É a marca que mais vende Single malt no mundo!!
A família é dona das marcas: Glenfiddich, Balvenie, Kininvie; do blended “Grants” (e suas inúmeras variações), e do blended malte “Monkey Shoulder”.
Sobre a versão Glenfiddich de 12 anos:
Aroma bastante floral! Malte, baunilha, nada de álcool, mel e um pouco de fruta, maçã verde.
Sabor suave e equilibrado!
Doce, malte e baunilha, ligeiramente cítrico e apimentado.Leve. Mas com personalidade.
Envelhecido numa mescla de barris, sendo 85% em barris ex Bourbon e 15% em barris ex Jerez Oloroso (de acordo com informações do blog “Whisky Capital”), Valeu Gustavo 🤘!
Finalização é curta. Doce, cítrica, apimentada.
Green Label foi o primeiro Whisky que comprei. Um blended malt. Já o Glenfiddich 12 anos, foi o meu primeiro Single malt!! E recomendo a quem quer adentrar no mundo do whisky, já se apaixonando… (prepara a carteira💸)😜!
Não se faz 38 anos todo dia, nem se comemora num castelo!
Celebremos a vida, pois ela é um sopro (de um asmático!!). São 12 anos de veneração a “água da vida”! (Whisky em gaélico !!!).
Já bebi whisky antes de virar whisky (a cerveja fermentando, antes da destilação); já bebi o “Spirit” (o simples destilado), saindo de alambiques e já engarrafei Whisky direto do barril (Obrigado, Márcio Becker, 🤘!!)!. Já degustei single malt de 20, 30, 64 (!!), anos de envelhecimento! Corri atrás de muitas experiências e outras, como um presente de Deus, caíram no meu colo. Essa garrafa foi presente de minha esposa (Renata ❤️).
Com ela eu brindo, com meu filho, Davi (só no suco), e também com você, que teve interesse em ler essa análise. Tim Tim🥃
*Degustado em 08 de Setembro de 2019.
Comentários