40% de teor alcoólico.
Destilaria escocesa da região de Speysaid, fundada em 1879.
Aberlour em gaélico, língua ancestral escocesa, significa “rio tagarela”. Destilaria situada onde o pequeno rio Lour encontra o rio Spey.
Os maltes da Aberlour são usados nos Blendeds da gigante Chivas.
Essa versão totalmente envelhecida em barris espanhóis que antes contiveram vinho Xerez Oloroso, infelizmente, foi descontinuada. Hoje a versão 12 anos é “Double Cask”. Aroma bastante frutado, maçã vermelha bem madura, cereja, um pouquinho de especiarias, canela. Um aroma fresco.
Na boca é suave. Nada de álcool!! Talvez até suave demais! Estão ali a maçã vermelha, frutas secas, uva passa. Um chocolate amargo, de leve.
Os 40% não ajudam! Talvez essa diluição ao mínimo exigido por lei, somado o fato de ter filtragem gelada, faz perceber, nesse Whisky, um sentimento de que “poderia ter sido melhor”! Finalização de média pra longa. Ainda frutada com um toque de picância (gengibre), e um leve amargor (chocolate amargo). É muito bem feito. Surpreendentemente cremoso para seus 40%. Mas faltou intensidade!
O que sobra no seu irmão A’bunadh (que não tem idade, mas é um cask strength)! Com relação a seus concorrentes, perde do Glendronach 12 anos, Sherry; bem como do Macallan 12 anos, Sherry. Ganha do Glenfarclas 12!
*Degustado em 29 de Junho de 2019.
Comentários