40% de teor alcoólico.
Passou por filtragem à frio e foi adicionado corante.
Blend Scotch Whisky que pertence ao grupo Bacardi, mesmo dono do Dewar’s.
William Lawsons, que dá nome à bebida, foi um escocês, nascido em Dundee, mercador de Whisky que migrou para Irlanda e em Dublin fundou sua marca na empresa em que trabalhava, em 1889. Mas já produzia misturas de whiskies desde o ano 1849 em sua terra natal!
Virou diretor e foi depois demitido em 1903, sem que se tenha conhecimento dos reais motivos. Mas seu nome foi mantido. Depois de várias mudanças de propriedade e de localidade (Dublin para Liverpool ), é produzido hoje em Coatbridge, cidade bem próxima à Glasgow.
Uma mistura de whiskies de malte e de grãos não maltados, possui em seu coração o single malte Glen Deveron (uma marca de single malt da destilaria Macduff), além do Aberfeldy, por exemplo.
Essa versão de 13 anos é envelhecido em parte em barris ex Jerez e em maior parte em barris ex Bourbon, provavelmente de segundo uso; maturado por 12 anos e por fim, casados e envelhecidos por um ano em barris ex Bourbon chamuscados, queimados, que conferem uma camada de carvão que passa à bebida, características carameladas, que influenciam o produto final.
Aroma de malte, côco, frutas brancas, como pêra, amadeirado, grama cortada e um pouquinho cítrico (maçã verde). Sabor rico! Doce! Com uma boa dose de aroma de bala de caramelo. Malte intenso (torrado). Possui uma oleosidade até surpreendente para um blended! Cítrico. Frutado. Apimentado. Esperava um enfumaçado maior pelo fogo nos barris mas não veio.
O Glen Deveron é um Single malt famoso por usar bastante barris ex Jerez. Sendo o coração do William Lawsons 13 anos. Provavelmente foram usados esses barris na receita. O apimentado Frutado está presente e é característica desse tipo de barril.
Álcool discreto. Tanto no aroma quanto no sabor.
O retrogosto é curto pra médio. Seco. O apimentado continua esquentando a garganta.
Um bom Whisky. Bem feito.
Saúde!
*Degustado em 17 de Março de 2019.
1 comentário
2 menções
Boa tarde, Thiago, acredita que essa raridade apareceu aqui na minha cidade?! Todavia estão pedindo por ele o preço de um single malt, senão arriscaria. Obrigado por compartilhar suas impressões, Saúde!
[…] 50. William Lawson’s 13 anos!!! […]
[…] 50. William Lawson’s 13 anos!!! […]