46,3% de teor alcoólico.
Whisky escocês da ilha de Islay, da destilaria que se gaba de ser a única da ilha a não priorizar a produção de whiskies turfados (defumados). Não é beeemmm assim!
Ela possui ótimos whiskies defumados e também não defumados!
Essa versão de 12 anos é envelhecida em barris de carvalho americano que antes contiveram Bourbon e finalizado em barris de carvalho espanhol que antes contiveram vinho Xerez (ou Jerez, ou Sherry). Whisky incrivelmente equilibrado!!
A influência dos barris diferentes não são conflitantes. São complementares!
O álcool não é perceptível tanto no aroma quanto no sabor.
Aroma frutado, mas com um toque de baunilha e… Sal! Seus armazéns, que tive o prazer de conhecer e degustar alguns barris, ficam à beira mar, sofrendo influência da maresia!
Sabor complexo! Frutas vermelhas, baunilha, malte! Retrogosto médio, frutado e… Turfado!! Sim. No retrogosto dá pra notar uma boa fumacinha!
Whisky muito bem feito! De uma destilaria que fica à sombra de suas vizinhas mais famosas( Ardbeg, Lavagulin e Laphroig), mas que não fica atrás no quesito qualidade!
Sensacional !!!
*Degustado em 10 de Maio de 2019.
2 comentários
Não percebi fumaça alguma nele, concordo com as demais notas, mas, senti zero de turfa ou fumaça.
Abraço
Autor
Obrigado pelo feedback. É um whisky bastante complexo, com camadas de sabor. O legal realmente são os detalhes. Alguns são mais perceptíveis pra determinado paladar. Outros, não.
Mas hoje, em Islay, todas destilarias usam e abusam da turfa. Cada vez mais difícil achar um whisky “umpeat”. Talvez a Caol Ila seja, na data de hoje, quem mais faz whiskies sem turfa em Islay.