Armorik Classic!!!

46% de teor alcoólico.

Não é filtrado à frio e não possui corante.

Single Malt francês, produzido na cidade de Lannion, região da Bretanha, pela destilaria Warenghem, em funcionamento desde 1900, com produção de destilados de frutas e de seu famoso “Elixir d’Armorique”, um licor com 35 ervas, ainda em produção!

Em 1987, foi a primeira destilaria francesa a produzir whisky. Um blended que continha 25% de whisky de malte e outros 65% de whisky de grãos (trigo).

Apenas em 1993 aventurou-se de vez no mundo do Whisky, com relativo sucesso, inaugurando uma destilaria com dois alambiques do tipo “Pot Still”, inspirados nas destilarias escocesas, fato inédito em terras francesas.

Seu primeiro engarrafamento de whisky single malt se deu em 1998. E é este whisky objeto deste review.

A França é famosa por seus vinhos e cognacs, mas está fazendo bonito na produção de whiskies.

Nessa versão “classic”, carro chefe da destilaria, engarrafada sem idade declarada ( dizem ser de apenas 5 anos), temos um Whisky jovem e bastante suave.

A empresa diz ter usado uma mescla de barris ex vinho Jerez e ex Bourbon para fazer o envelhecimento, mas é nítido pelo gosto e cheiro, ter sido usado uma proporção bem maior de ex Bourbon.

Aroma bastante floral e de baunilha. Um pouco de pão torrado.

Oleosidade interessante para um whisky “Nas”.
Na boca é pouco doce, cítrico (como casca de laranja), com leve apimentado. Gengibre!


Não é muito complexo. É suave. Com retrogosto de média duração, levemente cítrico e bastante apimentado de gengibre que fica por um bom tempo na boca.


Por ser bem jovem e com graduação alcoólica acima do “comum” esperava ele mais xucro, mas se saiu muito bem! Não é complexo, mas é harmônico.

Um bom whisky.

*Degustado em 10 de Março de 2018.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.