18. GlenDronach 12 anos!!!

Single Malt escocês, 43% de teor alcoólico.

Não lhe foi adicionado corante e passa, sim, por filtragem à frio.

Essa filtragem se dá de acordo com o grau (1 a 5), necessário para alcançar a transparência ou menor turbidez, em comparação do lote a se engarrafar em confronto com amostra padrão (12 anos), para se engarrafar.

Resumindo: o lote define o grau de filtragem à frio necessário.

A GlenDronach é uma destilaria situada nas terras altas escocesas (Highlands), divisa com Speysaid. Super tradicional, funciona desde 1826 (mas fechada em determinados períodos de sua história), e suas dornas de mistura e fermentação ainda são feitas de pinho, ao contrário da grande maioria que usa aço inox.

Por muito tempo foi um dos principais whiskies da fórmula do tradicional blended, Teacher’s. Hoje não mais.

Desde 2002 engarrafando whiskies de malte único, não é segredo que nesses primeiros anos, com depósito cheio, blendavam whiskies bem mais antigos para engarrafar com a idade do rótulo da garrafa, elevando a qualidade e mesmo sem grande marketing, tornou-se referência de boa bebida.

A versão 12 anos é envelhecida exclusivamente em barris europeus que antes contiveram o vinho fortificado espanhol Jerez (Sherry, em inglês), para ganhar seu caráter.

Além do tradicional Jerez Oloroso, o mais usado para temperar os barris para receber whisky escocês, uma boa dose do Jerez Pedro Ximenes (PX), foi usada em sua fórmula.

Não possui aroma de álcool. É possível perceber notas bastante amadeiradas e frutadas, além de especiarias como canela e pimenta vermelha.

Na boca mostra perfeccionismo da destilaria. É muito bem feito! Macio. Bem envelhecido. Corpo médio. Boa estrutura.

As especiarias sentidas como canela e pimenta, enriquecem o sabor amadeirado e frutado desse Whisky!

Não é muito doce.

Retrogosto persistente, frutado e apimentado.

Esquenta sua boca, cabeça e coração. Muito bom!



A relação whisky x vinho é bastante íntima e muito prazerosa!

O envelhecimento do whisky em barris que antes contiveram algum vinho, enriquece e dá ao destilado um caráter frutado, alguns até passando gosto de chocolate e especiarias.

Alguns whiskies são tão bem feitos, tão bem envelhecidos, que justificam seu nome!

“Whisky”, em gaélico, a língua dos povos antigos da Escócia, quer dizer “água da vida”!!🧡 Esse GlenDronach 12 anos é um belo exemplo!!

Sherry bomb!!!

*Degustado em 10 de Fevereiro de 2018.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.