04. Glenmorangie 12 anos, Néctar D’Or!!!

Single Malt escocês, 12 anos, 46° de teor alcoólico.

Não passa por filtragem gelada e não possui corante.
Envelhecido por dez anos em barris que antes contiveram Whisky americano (Bourbon). De primeiro e de segundo uso.

Depois disso, o liquido é retirado desses barris e colocado, por mais dois anos, em barris franceses (carvalho francês), que antes envelheciam vinho “Sauternes”, um vinho também francês de sobremesa, bastante doce e cítrico.

Delicado no aroma (apesar dos 46°), e bastante fresco! O aroma lembra uma garrafa de vinho branco sendo aberta. Soma-se a isso um pouco de notas de laranja, geleia de damasco, cereal, mel e nozes.

Paladar doce, frutado e bastante cítrico! A laranja continua, com baunilha e malte. Um gengibre suave também aparece.

Final de média para longa duração. Doce, cítrico e um apimentado harmônico.

A Glenmorangie é a destilaria que possui os alambiques mais altos de toda Escócia. Os vapores de álcool se condensam no próprio pescoço do alambique, causando refluxo, fazendo que o liquido tenha que subir novamente, tendo mais e mais contato com o cobre do destilador. Isso se traduz num destilado extremamente leve!

Uma das destilarias mais inovadoras de toda Escócia, a Glenmorangie briga com a Balvenie o pioneirismo da maturação em um tipo de barril e a finalização num barril diferente (particularmente, fico com a Balvenie).

É um whisky diferente. Os barris ex Sauternes lhe conferem um ar exótico que eu admiro. Gosto de whiskies que “saem da curva”.

Sensacional!!

*Degustado em 11 de outubro de 2017.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.