Whisky brasileiro de malte único (single malt). 46% de teor alcoólico.
Não foi adicionado corante. Não passou por filtragem à frio.
Autograph! Uma série especial da destilaria brasileira, Union. Estão sendo lançados no mercado, whiskies diferenciados, que não fazem parte da linha normal de whiskies da destilaria (Core Range).
São whiskies com tiragem limitada, serão poucas garrafas de cada lançamento, com maturação diferenciada e/ou finalização especial.
O primeiro whisky dessa série, lançado em 2020, é o “Virgin Oak”. Um whisky proveniente de apenas 3 barricas de carvalho americano. Cada uma virgem, ou seja, sem terem tido qualquer uso anteriormente, e mais! Cada uma passou por um nível diferente de crestamento, carbonização ou torra.
O nível de intensidade da torra é medido numa escala de 1 à 4. Foram usados os níveis 1, 3 e 4.
A torra do barril influencia diretamente no perfil sensorial da bebida. O interior carbonizado de um barril, além de influenciar aromas e sabores, atua também como um filtro durante a maturação, destruindo sabores e aromas indesejados.
Com o uso de níveis de torra diferentes, teremos variações no caráter do destilado, dando uma complexidade muito interessante ao whisky. A maior parte do sabor de baunilha no whisky, por exemplo, vem da quebra da “lignina” pelo decurso do tempo dentro do barril de carvalho. Com a carbonização, esse processo é acelerado. Da mesma forma, também o sabor de caramelo, já que a “hemicelulose” (parte da maioria das paredes celulares dos vegetais), se transforma em açúcar quando queimada. Um caramelo natural, passando sabor ao whisky que está envelhecendo.
Por lei, o crestamento é obrigatório no envelhecimento do whisky americano Bourbon e raramente utilizado na Escócia.
O Union Virgin Oak é o primeiro whisky brasileiro a usar tal processo.
Após pouco mais de 5 anos envelhecendo nesses barris, os maltes foram “casados” em um tanque de inox até chegarem “no ponto” de engarrafamento.
3 barris. 625 litros. 833 garrafas.
Sobre nosso Union Virgin Oak:
Cor de cobre. A torra também transmite cor ao destilado. Lembrando que não foi usado corante.
O aroma é bastante amadeirado e frutado. Pera, pêssego maduro e abacaxi. Apesar de um whisky jovem, não há sensação alcoólica.
Possui consistência média na boca. Boa oleosidade. É quente, doce e amadeirado. À medida que você se acostuma com a bebida, surgem notas de chocolate amargo e café, trazendo certa acidez (essas notas podem vir dos taninos da madeira). Também um apimentado (pimenta do reino), um frutado e uma nota de resina de madeira.
O retrogosto é surpreendentemente refrescante! Doce (mel), com uma nota enfumaçada.
Com a taça esvaziada, permanece um doce amadeirado. Perfume!
Lembra muito um Bourbon suavizado.
Também aqui, temos a participação do nosso amigo Márcio Becker, do canal de Youtube e Blog “Degustando Whisky”. Márcio auxiliou na definição do produto final.
A série Autograph realmente promete! Em breve falaremos de todos os lançamentos.
A pioneira Union escrevendo de forma brilhante seu nome na história do whisky no Brasil.
Saúde!
2 comentários
2 menções
Excelente e esclarecedora matéria.
Autor
Obrigado, amigo!!
[…] 111. Union Virgin Oak – Série Autograph-01!!! […]
[…] 111. Union Virgin Oak – Série Autograph-01!!! […]